Vida Urbana

Duas maiores feiras de intercâmbio estarão no Shopping RioMar

O câmbio favorável, a facilidade na obtenção do visto, o alto nível de ensino e a qualidade de vida explicam por que o País há mais de 12 anos se mantem na liderança entre os países mais procurados para intercâmbio

Um total de 50 instituições participam do evento, das 16 às 21h. Haverá palestras gratuitas. Imagem: Divulgação

Duas maiores feiras de intercâmbio do mundo chegam ao Recife nesta semana, no Shopping RioMar, no Pina. A EduExpo, que envolve escolas e universidades de todos os continentes, oferece todos os tipos de cursos, incluindo estágios remunerados. A outra é a EduCanadá, a feira do governo oficial do Canadá, país mais escolhido entre os brasileiros há mais de 10 anos.  Durante o evento, serão realizadas palestras sobre intecâmbio com dicas para os estudantes, que terão a oportunidade de estar frente a frente com diretores de ensino em cursos de idioma, ensino médio, mestrado, doutorado, MBA, curso técnicos, estágios e bolsas. As duas feiras serão abertas na próxima quarta-feira (19), a partir das 16h. Cerca de 50 instituições participam do evento. As inscrições para as palestras gratuitas podem ser feitas pelo endereço: http://www.eduexpos.com/oficial  e http://www.feiraeducanada.com/oficial. 

A aventura de sair pelo mundo, aprender idiomas, trabalhar e se qualificar profissionalmente está contagiando um número cada vez maior de brasileiros. No ano passado, o setor de intercâmbio movimentou US$ 2,7 bilhões - um aumento de 23% sobre o ano anterior - e alcançou a marca inédita de 302 mil estudantes no exterior, segundo pesquisa da Brazilian Educational & Language Travel Association - Belta. 

Acompanhando esse crescimento, o Recife recebe em um único local, cerca de 50 dirigentes das mais renomadas instituições de ensino da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália, que vão apresentar seus programas de estudos e explicar tudo sobre intercâmbio. Nos estandes, os visitantes poderão colher informações sobre cursos de idiomas, high shool, graduação, pós, mestrado, doutorado, MBA, estágios remunerados, cursos técnicos e de férias, bem como ofertas e descontos para os diversos tipos de programas. 

No Brasil, a feira disponibiliza o aplicativo “inteligente” EDUEXPO, que permite aos estudantes se conectarem com as instituições, antes, durante e após o evento. “Quem pretende estudar, trabalhar ou aprender um novo idioma no exterior não precisa mais realizar cansativas pesquisas sobre cursos, culturas, vistos, documentação, instituições, passagens, preços e agências. Todas estas informações serão apresentadas na EduExpo e na EduCanadá”, explica Daniela Ronchetti, diretora para Operações no Brasil.   

PALESTRAS GRATUITAS - Durante todo evento, os visitantes também poderão participar de curtos seminários sobre como funciona o intercâmbio nos diferentes países, com informações detalhadas sobre os cursos, bolsas, destinos, oportunidades de trabalho, acomodações, vistos e documentação (olhar programação).  

EDUEXPO ACONTECE EM 40 CIDADES DO MUNDO - Com edições em mais de 40 cidades no mundo, nos cinco continentes, a EduExpo atrai cerca de 200 mil inscritos anualmente e está em franco crescimento. No Brasil, em mais uma rodada, estará sendo realizada em sete capitais e no condomínio de Alphaville, Em São Paulo. “Todo semestre garantimos presença em mais cidades. Sondagem do Datafolha, em junho deste ano, revelou que 62% dos brasileiros entre 16 e 24 anos desejam sair do País”, diz Daniela Ronchetti, diretora das duas feiras, com mais de 20 anos de experiência na área de intercâmbio.

Feira Oficial do Governo do Canadá – a EduCanadá. E por que o Canadá? O câmbio favorável, a facilidade na obtenção do visto, o alto nível de ensino e a qualidade de vida explicam por que o País há mais de 12 anos se mantem na liderança entre os países mais procurados para intercâmbio.

A qualidade de vida do Canadá é reconhecida mundialmente como uma das melhores do mundo, inclusive pelas Nações Unidas, e os estudantes estrangeiros são bem recebidos em comunidades seguras, saudáveis e multiculturais.  O Brasil, de acordo com o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, é o sétimo colocado entre os países que mais envia estudantes ao Canadá para estudar em cursos/programas com mais de seis meses de duração – em 2017 foram aproximadamente 30 mil.

Os brasileiros que vão para o Canadá são particularmente  favorecidos por um dos melhores custos-benefícios entre os países que promovem intercâmbio: comparativamente às moedas estrangeiras em relação ao Real, o dólar canadense chega a ser até 50% mais competitivo. Além disso, com uma economia forte e estável, há oportunidade de trabalho para estrangeiros em várias áreas.

BELEZAS NATURAIS - Engana-se quem imagina que o Canadá é um país apenas de paisagens árticas. As belezas naturais canadenses são de tirar o fôlego. São muitos os rios, árvores e parque que contrastam com a arquitetura moderna das grandes cidades. As cidades de Ottawa, Toronto, Vancouver, Montreal, Calgary, Winnipeg, Quebec e Edmonton possuem inúmeros museus, lagos e parques que o estudante não poderá deixar de visitar. Para os amantes de esportes, vale visitar as montanhas gêmeas Whistler-Blackmomb, casa da maior estação de esqui do mundo.

CUSTO 50% MENOR - O ensino no Canadá está entre os melhores do mundo. Segundo a consultoria britânica Economist Inteligence Unit, o Canadá está entre os 10 países que apresentam ensino de alta qualidade, e melhor, com taxas de matrícula relativamente baixas para estrangeiros em comparação com outros países desenvolvidos. Ou seja, o aluno pode prosseguir seus estudos em uma das melhores universidades do País, por quase metade do que custaria para participar de um programa e instituição semelhantes nos EUA, por exemplo. Com duas línguas oficiais, o inglês e o francês, os cursos de idiomas do Canadá estão entre os mais procurados por estudantes do mundo inteiro.

INSTITUIÇÕES PRESENTES NA FEIRA - Boa parte das melhores instituições do País estarão presentes na EduCanada como o Algonquin College, de Ottawa; o Niagara College Canada, de Welland; o St Clair College, de Windsor; o Loyalist College, de Belleville; o Saint Lawrence College, de Brockville, Cornwall e Kingston; o Sheridan College, de Oakville; e o Seneca College, de North York. Há também representantes de instituições de Montreal, como a McGill University, a Université du Québec à Montréal – École de langues e a Polytechnique Montréal. Da província francesa de Quebec estão presentes na feira os Cégeps du Québec, e o Cégep Limoilou.

Os cinco principais países de origem para programas de idiomas canadenses em 2017 foram:  Brasil (23.533), Japão (20.589), China (16.197), Coréia do Sul (15.040) e México (12.780).

http://monitor.icef.com/2018/08/canadian-language-programmes-hit-double-digit-growth/
http://monitor.icef.com/wp-content/uploads/2018/08/Canada-topfive2.jpg

Top five sending markets for Canadian language programmes, 2016 and 2017. Source: Languages Canada

PALESTRAS GRATUITAS NA EDUEXPO

17h50/1820min - BCIT - British Columbia Institute of Technology. Com cursos nas áreas de negócios, tecnologia, ciências naturais e aplicadas, engenharia e saúde, a BCIT é das mais importantes instituições de ensino superior do Canadá e a que tem um dos maiores índices de empregabilidade da província britânica. 

19h30min / 19h – Dicas para ter Sucesso no Canadá, pela Embaixada do Canadá no Brasil

19h10min / 19h40min – Harvard, Oxford ou Stanford? Segredos de Admissão para Graduação, por Crimson Education

20h30min / 21h – Visto Canadense, pela Embaixada do Canadá no Brasil

SERVIÇO:
Feiras de Intercâmbio EduExpo e EduCanadá
Local: RioMar Shopping (Av. República do Líbano, 251 – 3º piso, próximo à praça de alimentação)

Data: 19 de setembro

Horário: 16h às 21h

Ingresso: Entrada Franca

Inscrições: http://www.eduexpos.com/oficial  e http://www.feiraeducanada.com/oficial

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...