Vida Urbana

Igreja de Bom Jesus do Bonfim passa por restauração

Estão recuperadas as torres sineiras, bases da capela-mor e estrutura da nave principal, que apresentaram rachaduras

Torre sineira apresentou rachaduras há cinco anos. Foto: Arquivo/DP

Um dos principais templos católicos de Olinda, a Igreja de Bom Jesus do Bonfim, no Sítio Histórico, passa por uma reforma de requalificação. Com investimentos na ordem de R$ 2 milhões, o projeto prevê a recuperação das torres sineiras, bases da capela-mor, a nave principal, entre vários outros pontos que apresentaram rachaduras e deterioração. O espaço está fechado há cinco anos e sua abertura é aguardada com ansiedade pela sociedade e turistas. 

Os recursos aplicados na obra são provenientes do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. Todas as intervenções estruturais foram previamente aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que acompanha a execução dos serviços, juntamente com a gestão municipal.

Construída onde anteriormente havia um nicho de pedra e cal com um painel do Senhor  do Bonfim, o monumento é uma das duas igrejas do Brasil a possuir a imagem do Bom Jesus do Bonfim. O templo foi construído no século 18I, no ano de 1758, por um morador no local onde, anteriormente, havia um nicho dedicado ao Senhor Bom Jesus do Bonfim. Foi reedificada em 1801 e 1919. Apresenta como destaque, no seu interior, inúmeras imagens sacras e o altar-mor. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...