Diario de Pernambuco
Busca

NEO Brasil

Iniciativa quer melhorar oportunidades de emprego para mais de 70 mil jovens de Pernambuco

Assinatura de acordo internacional de educação e empregabilidade acontece nesta segunda-feira

Publicado em: 26/03/2018 10:10

Nesta segunda-feira, representantes da Aliança NEO Brasil assinam o Acordo Coletivo para unir esforços com objetivo de melhorar as oportunidades de emprego e trabalho para mais de 70 mil jovens de Pernambuco.  A solenidade está marcada para as 17 h, na sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, com a participação de representantes das instituições participantes da aliança: Ministério da Educação, Secretaria de Educação de Pernambuco, Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Secretaria da Mulher de Pernambuco, Instituto Federal de Educação de Pernambuco; SESI-Unindustria; SENAI-PE; Núcleo de Gestão do Porto Digital; Arcos Dorados; CESAR e Instituto Aliança com o Adolescente, agência executora do programa no Brasil.
 
O Instituto Aliança lidera o NEO Brasil no estado de Pernambuco, uma parceria entre a iniciativa privada, governo e sociedade civil. As frentes a serem trabalhadas envolvem a articulação e integração entre os participantes, programas e políticas públicas relacionadas ao emprego juvenil, fortalecimento da qualidade dos serviços de educação profissional, orientação vocacional e para o emprego em 128 unidades educacionais, públicas e privadas, em todo o estado, de acordo com as demandas do mercado.
 
A iniciativa contribui para fechar a lacuna entre as habilidades dos jovens e a demanda das empresas por profissionais qualificados. Metade das empresas da região enfrenta dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados, especialmente para profissões técnicas, porque os candidatos não têm as competências necessárias ou carecem de habilidades para a vida, tais como senso de responsabilidade e espírito para o trabalho em equipe.
 
NEO é uma iniciativa liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) e sua Unidade de Mercados do Trabalho (LMK), pela International Youth Foundation (IYF) e pelos seguintes parceiros: Arcos Dorados, Fundação Caterpillar, CEMEX , Fundação Forge, Microsoft, SESI e Walmart.
No final de 2017, a iniciativa NEO estava presente em dez países da América Latina e do Caribe: Chile, Colômbia, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Brasil.
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL