Vida Urbana

Pacientes do SUS podem receber atendimento domiciliar em Caruaru

Serviço é disponibilizado para pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica

Atualmente, serviço atende 76 pacientes. Foto: Secretaria de Saúde de Caruaru/Divulgação

Os usuários do Sistema Único de Saúde de Caruaru também contam com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) na cidade. Através do Programa Melhor em Casa, a ação leva atendimento multiprofissional às residências de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica e evita internações hospitalares desnecessárias e filas nos serviços de urgência e emergência.

Na cidade, existem três equipes de SAD que atendem, atualmente, 76 pacientes em casa. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes têm suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso.

Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado e, de acordo com o protocolo, admita o acompanhamento via SAD. As equipes são formadas por médico, enfermeiro,  fisioterapeuta, psicólogo, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e fonoaudiólogo. 

As visitas são feitas de segunda a sexta (manhã e tarde). Cada paciente recebe pelo menos uma análise por semana, de acordo com cronograma estabelecido na conduta do paciente.  

Bases do SAD

SAD 1 - UPA Salgado

Rua Presidente Arthur Bernardes, bairro do Salgado

SAD 2 – UPA Vassoural

Rua João Correia de Souza, bairro do Vassoural 

SAD 3 – Hospital Manoel Afonso
Rua Quitéria Francisca da Silva, 494, Maria Auxiliadora

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...