Vida Urbana

Mudanças no trânsito do Recife afetam, principalmente, os bairros do Rosarinho e Casa Forte

A principal alteração é a eliminação do giro à esquerda localizado no cruzamento da Avenida Dezessete de Agosto, sentido Apipucos (subúrbio), com a Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti

Quem costuma circular pela Avenida Dezessete de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, precisa ficar atento às mudanças no trânsito. Um novo projeto de engenharia de tráfego, implantado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano  do Recife (CTTU), alterou rotas da via, por onde circulam cerca de 40 mil veículos por dia. A ação incluiu também ruas do entorno do Shopping Plaza do Recife, da Praça Rádio Jornal do Comércio e do hipermercado Walmart. O objetivo é diminuir a retenção de carros e o tráfego lento no local, especialmente em horários de pico.

A principal mudança é a eliminação do giro à esquerda localizado no cruzamento da  Avenida Dezessete de Agosto, sentido Apipucos (subúrbio), com a Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti. Com isso, os motoristas deverão realizar o giro de quadra à direita, acessando as ruas Jayme Loyo, César Loureiro e Alfredo Fernandes, para cruzar a Avenida Dezessete de Agosto, onde poderão seguir pela Rua Doutor João Santos Filho, que dá acesso ao Plaza Shopping, ou pela Rua Nestor Silva, que dá acesso ao Walmart.

“Havia um comprometimento de 50% da Avenida 17 de Agosto neste trecho. São apenas duas faixas de rolamento e uma delas ficava parada com os carros que queriam convergir à esquerda. A geometria da praça também não facilita. Mas agora eles farão o giro de quadra e as duas faixas ficarão livres. Vai haver uma melhora considerável nos dois sentidos”, explica Fabiano Ferraz, gerente geral de operação e fiscalização da CTTU.

Já o trecho da Rua Rádio Jornal do Comércio, será invertido, dando acesso à Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti que, por sua vez, terá duas das três faixas invertidas no sentido Avenida Dezessete de Agosto. Dessa forma, o condutor que vier da Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti não poderá mais realizar o giro à direita antes da praça (na Rua Rádio Jornal do Comércio), seguirá em frente onde poderá acessar a Avenida Dezessete de Agosto nos dois sentidos.      

A ação inclui ainda a mudança na Rua Doutor João Santos Filho, na pista de acesso ao edifício garagem do Plaza Shopping. A via, que é mão dupla, vai passar a ser mão única no sentido Avenida Dezessete de Agosto, enquanto a pista do lado oposto (acesso de pedestre ao Plaza Shopping) permanece com a circulação atual, no sentido Viaduto João Tude de Melo, formando um binário.

Para regulamentar as mudanças, a CTTU instalou uma nova sinalização viária. Cerca de 50 placas de sinalização vertical foram substituídas, além da implantação e requalificação de sete faixas de pedestres. Para garantir maior segurança aos pedestres, foi instalado também um novo semáforo com faixa de pedestres no cruzamento da Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti com a Praça Rádio Jornal do Comércio.

Maciel Lauro da Silva, 41 anos, utiliza o trecho quase todos os dias e aprovou a mudança. “Esse cruzamento era um caos. Achei ótimo, vai facilitar e muito a mobilidade dessa área”, afirma o vendedor. Já para o taxista Augusto Neto, 29 anos, a mudança no trânsito ainda não apresentou melhoras efetivas. “Acho que só vai desafogar um pouco na rua do Walmart. O resto não mudou muito na prática. Mas ainda é muito recente para ter uma conclusão. Espero que realmente melhore com o tempo”, afirma o motorista.

Para os ciclistas a mudança parece ser positiva. Edjailton Rocha, 48 anos, trabalha nas proximidades e utiliza parte do trajeto todos os dias. “A noite esse trecho da praça era insuportável. Muitos carros acabavam indo na contramão para evitar trânsito e quem mais se prejudicava era o pedestre e o ciclista. Vai valer a pena a mudança, vai desafogar muito o trânsito”, destaca o auxiliar em serviços gerais.

 Durante os próximos 15 dias haverá um trabalho de orientação massiva com guardas da CTTU para a população que utiliza as vias afetadas pela mudança.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...