Vida Urbana

Mamógrafo com rampa de acesso começa a circular pelo Recife

Veículo inclusivo realiza 80 atendimentos por dia

Mamógrafo com rampa de acesso começa a circular pelo Recife. Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira começa a cicular pelo Recife o mamógrafo móvel adaptado com rampa de acessibilidade. O objetivo é facilitar o acesso de mulheres com deficiência ao exame. Até o fim deste mês, quando se comemora a Semana da Pessoa com Deficiência, o veículo participará de 12 ações nos oito Distritos Sanitários da Secretaria de Saúde do Recife.

A mamografia de rastreio é indicada a mulheres com idade entre 50 e 69 anos – faixa etária considerada de risco pelo Ministério da Saúde. Não é necessário fazer marcação prévia, mas são disponibilizadas 80 fichas diárias para a realização do exame. A exceção é no evento que acontecerá no dia 22, no Pátio do Carmo, onde serão oferecidas 40 vagas (turno manhã).

De janeiro até junho deste ano, o caminhão do mamógrafo recebeu 7.373 mulheres. Foram realizados em todo o município 12.282 mamografias (mamógrafo %2b exames na rede conveniada).

Além do caminhão equipado com mamógrafo, o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no Curado, dispõe de um mamógrafo adaptado para a realização de exames para as mulheres com deficiência. O acesso se dá por meio de encaminhamento nas unidades de saúde.

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...