Vida Urbana

Sistema BRT deve ficar pronto em 2018

Serão finalizadas as obras dos terminais integrados das 3ª e 4ª perimetrais e no próximo ano serão entregues estações em Paulista e Olinda

Crédito: Thalyta Tavares/Esp.DP

No fim do primeiro semestre de 2018 devem ser finalizadas as obras dos terminais integrados das 3ª e 4ª perimetrais, de acordo com a Secretaria das Cidades.  Outras entregas previstas para o próximo ano são as estações do BRT Centro de Convenções e Paulista. “Com a diminuição das chuvas foi possível retomar as obras das estações BRT Centro de Convenções e Paulista. A previsão é que sejam finalizadas no começo de 2018”, explicou a Secretaria das Cidades.

A Estação BRT Paulista não estava prevista no projeto original do Corredor BRT do corredor Norte-Sul, mas “foi decidida a sua execução em função da demanda da comunidade, da Prefeitura do Paulista e da análise dos técnicos do Grande Recife Consórcio de Transporte”, ressaltou a Secretaria das Cidades em nota.

Uma das estações prometidas para a Copa no Brasil, a Benfica continua com obras em curso. A previsão dada pela Secretaria das Cidades é de inauguração para o fim deste mês. “Em 2015, as obras do Corredor Leste/Oeste foram abandonadas pelo Consórcio Mendes Jr e Servix. A Secretaria das Cidades fez o levantamento dos remanescentes dessas obras ao longo de 2016. O ano de 2017 está sendo marcado pela retomada das obras”, respondeu o órgão estadual responsável pelo projeto.

Conde da Boa Vista

Até a primeira semana de agosto, cinco estações para veículos BRT (do inglês Bus Rapid Transit), que estão sendo reformadas, serão abertas à população usuária de transporte público na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife. O prazo foi dado pela Secretaria das Cidades quase um mês depois da abertura da primeira estação da avenida, a Soledade; em operação desde 24 de junho. Em 2016, o prefeito Geraldo Julio disse que um estudo de engenharia para melhorar a circulação dos ônibus e das pessoas na Boa Vista já estava pronto na prefeitura. Procurada pelo Diario, a Prefeitura do Recife informou, no entanto, que “não há novidades do projeto”.

Raio x do BRT Via Livre:

41 é o total de estações em operação nos dois corredores

R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação de BRT

R$ 22 mil é o custo para manter cada estação em operação

Corredor Norte/Sul hoje:

56 mil usuários por dia

26 estações em funcionamento

75 veículos

8 linhas operam no corredor:

1900 - TI PE-15 (PCR) - 5 veículos fazem 57 viagens diárias

1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto) - 4 veículos fazem 47 viagens diárias

1979 - TI Pelópidas (Dantas Barreto) - 12 veículos fazem 81 viagens diárias

1976 - TI Pelópidas (PCR) - 18 veículos fazem 178 viagens diárias

1946 - TI Igarassu (PCR) - 14 veículos fazem 79 viagens diárias

1970 - TI Pelópidas/TI PE-15 - 2 veículos fazem 40 viagens diárias

1961 - TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) - 7 veículos fazem 56 viagens diárias

1962 - TI Abreu e Lima (PCR) - 13 veículos fazem 99 viagens diárias

Corredor Norte/Sul quando estiver concluído:

160 mil usuários por dia

26 estações no total

123 veículos, sendo 90 BRTs

26 km/h será a velocidade média dos coletivos

37,9 km será a extensão do corredor

Corredor Leste/Oeste hoje:

63 mil usuários por dia

16 estações em funcionamento

63 veículos

5 linhas operam no corredor:

2450 - Camaragibe (Centro) - 16 veículos fazem 124 viagens diárias

2480 - Camaragibe/Derby – 19 veículos fazem 149 viagens diárias

2437 - TI Caxangá (Centro) - 14 veículos fazem 140 viagens diárias

2441 – EBRT BR-101(Cde. B. Vista) - 10 veículos fazem 94 viagens diárias

2443 – EBRT BR-101/ Derby - 4 veículos fazem 53 viagens diárias

Corredor Leste/Oeste quando estiver concluído:

140 mil usuários por dia

26 estações no total

100 veículos, sendo 96 BRTs

7 linhas devem operar no corredor

24 km/h será a velocidade média dos coletivos

12,3 km será a extensão do corredor

Fontes: Secretaria das Cidades e Grande Recife Consórcio de Transportes

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
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