Vida Urbana

Arquidiocese consulta jovens sobre sua expectativa de vida e realizações

Divulgação

No documento a ser estudado, está uma carta do Papa Francisco aos jovens, afirmando que o estudo é uma bússola para um futuro portador de realizações seguras. Segundo o Papa, é por meio de acompanhamento de guias especializados que os jovens saberão empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus em suas vidas.

O encontro no Colégio São José será uma oportunidade para recolher dados, conhecer a situação dos jovens e partilhar as práticas de acompanhamento e discernimento vocacional nos movimentos e paróquias. Além do estudo do documento neste dia, está sendo feita uma consulta por meio de site na internet http://youth.synod2018.va, com um questionário sobre as expectativas e as realidades vividas pelos jovens. As respostas dos dois questionários constituirão a base para a redação do documento de trabalho que será a discussão dos padres sinodais.

Para o padre Antônio Gomes, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, o espaço de estudo e resposta ao questionário proposto no documento é “uma excelente oportunidade de encontro e de reafirmarmos nossa opção eclesial pelas juventudes”, afirmou.

De fato, a consulta aos jovens não é novidade na Igreja. Na carta do Papa Francisco aos jovens, publicada no início do documento a ser estudado, o santo padre lembra que São Bento recomendava aos abades para consulta-los antes de toda escolha importante, porque “muitas vezes é exatamente aos mais jovens que o Senhor revela a melhor solução” (Regra de São Bento 3,3).

A expectativa da Igreja é, a partir das respostas dos jovens, construir propostas capazes de interceptar a originalidade de cada um e ajudá-los em seu desenvolvimento, inserindo-os com maior compromisso nas ações da Igreja e no projeto de salvação do Pai.

Conheça mais sobre o assunto no site www.cnbb.net.br ;

ou BAIXE AQUI  o questionário, responda e envie para o e-mail synodus@cnbb.org.br (prazo final de envio: 31 de julho de 2017);

ou acesse o site http://youth.synod2018.va para responder o questionário (prazo final de envio: 30 de novembro de 2017).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...