Vida Urbana

O que você pode fazer para ajudar a população atingida pelas chuvas

Instituições públicas e privadas, escolas, organizações e cidadãos comuns participam da campanha

Voluntários da Novo Jeito recebem primeiro caminhão de doações para vítimas da cheia no interior. Foto: Reprodução/ Novo Jeito

Cerca de 45 mil pessoas serão  beneficiadas com os  donativos. Entre os municípios em pior situação estão Rio Formoso, Barreiros e Palmares. No Recife, os postos de arrecadação oficial da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) estão instalados nos quartéis da Polícia Militar, no Derby, e do Corpo de Bombeiros, na Boa Vista. O tenente-coronel Fábio Rosendo, coordenador da Codecipe, explicou que as entregas devem acontecer ainda essa semana. Mas quem quiser doar, também pode procurar qualquer uma das unidades da Polícia Militar, próximo de suas casas. As doações serão recolhidas e encaminhadas à Codecipe. Outra medida adotada é que a partir da noite de ontem, as blitze da Operação Lei Seca em todo o estado também passarão a receber doações para ajudar as vítimas da Mata Sul e Agreste.

Entidades como a Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) e a Organização Não Governamental Novo Jeito também estão recebendo donativos. A Celpe montou postos de arrecadação nas 38 lojas de atendimento da empresa das 8h à 16h. E o Shopping Guararapes se uniu à iniciativa junto com a ONG Novo Jeito.

A UPA Caxangá montou um posto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas da cidade de Palmares. O Lubienska Centro Educacional também está recebendo doações, que podem ser entregues na secretaria da instituição, na Rua Paraguassú, número 255, na Torre.

O diretor da ONG Novo Jeito, Fábio Silva, informou que além dos seis pontos de arrecadação, criados pela organização, outros locais estão recolhendo donativos. “O importante é doar. Depois, orientamos as pessoas a deixar tudo arrecadado na sede do Porto Social, na Ilha do Leite”, explicou.

Segundo Fábio, todo vestuário e sapatos doados serão selecionados antes de ser levado para os desabrigados. “A partir dessa terça, estamos convocando voluntários para ajudar a separar o material. Infelizmente, nem tudo que é entregue dá para ir para doação”, observou.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também está liderando uma campanha, o Amupe Solidário, onde o município que não foi afetado pelos estragos das chuvas adota um que foi atingido. “Água Preta, por exemplo, foi adotada pelo município de Sertânia, Rio Formoso, por Serra Talhada, São Benedito do Sul por São Bento do Una, e assim por diante”, ressaltou o presidente da Amupe, José Patriota.

Já a Secretaria das Cidades e empresas vinculadas à pasta (Grande Recife Consórcio de Transporte, Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran/PE e Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI) também se re reuniram para arrecadar donativos. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também aderiu à campanha. Os donativos podem ser entregues no sala do Humanitas e hall do Bloco G.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife instalou locais de arrecadação de donativos para a população atingida pelas enchentes do último fim de semana, em Pernambuco. Podem ser entregues alimentos não perecíveis, produtos de higiene e água. Já estão disponíveis para entrega de doações pontos nas estações Recife, Camaragibe, Tancredo Neve, Jaboatão e Cajueiro Seco.

O Colégio e Faculdade Damas instalaram pontos de arrecadação de doações. Além de alimentos e materiais básicos, as pessoas também podem doar utensílios domésticos. As doações devem ser entregues até esta sexta-feira (2/6) na Sala de Futuros Alunos e Coordenações do Colégio ou na Recepção da Faculdade, na Avenida Rui Barbosa, Graças.

O Plaza Shopping criou um ponto de arrecadação de donativos no Piso L2 do mall. A partir desta quarta-feira, o shopping estará recebendo produtos de necessidades básicas como água mineral, leite e sucos em caixinhas, alimentos prontos para consumo, produtos de higiene pessoal, dentre outros. As doações, que serão destinadas a ONG Novo Jeito, poderão ser feitas até o dia 10 de junho.

As 38 Lojas de Atendimento da Celpe estão funcionando como pontos de arrecadação de água mineral, alimentos não perecíveis e roupas. Todo o material recolhido será destinado à população dos municípios atingidos pelas inundações

Doações: 

 

Polícia Militar

Quartel do Derby

Corpo de Bombeiros

Quartel na Avenida João de Barros, na Boa Vista

Defensoria Pública

Rua Marquês do Amorim, 127, Boa Vista

Metrô do Recife

Estações Recife, Camaragibe, Tancredo Neve, Jaboatão e Cajueiro Seco

ONG Novo Jeito

Posto Shell On Time

Na Av. Rosa e Silva, 2000

Florense

Av. Eng. Domingos Ferreira, 4180, Boa Viagem

Loja A3 Design

Av. Conselheiro Aguiar, 1576, Boa Viagem

Shopping Guararapes

Porto Social - Rua Marquês de Amorim, 356 b, Ilha do Leite

Informações: 3132.2190

OAB-PE

Rua do Imperador, n.º 235, Santo Antônio,

25 subseccionais da ordem

na CAAPE, rua Rui Calaça, 54, Espinheiro

estacionamento da Justiça do Trabalho

na Imbiribeira

Universidade Salgado de Oliveira

Av. Mascarenhas de Morais,2169, Imbiribeira

Amupe

Avenida Recife, 6205

Unicap

Rua do Príncipe Sala Humanitas e hall do Bloco G

127 paróquias

da Arquidiocese de

Olinda e Recife

Sedes da Secretaria das Cidades e do Detran/PE

Estrada do Barbalho, 889, bairro Iputinga;

Lojas do Detran/PE

nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes,

Costa Dourada e Plaza;

TIP e terminais integrados

de Xambá, PE-15, Aeroporto, Abreu e Lima, Rio Doce, Pelópidas, Barro, Macaxeira, Cajueiro Seco, Camaragibe, Tancredo Neves e Joana Bezerra.

Sedes do Detran/PE

e as Ciretrans

das 8h às 13h

Terminais Integrados na RMR

das 7h às 19h

Terminais rodoviários

das 7h às 20h

Faculdade Damas 

Avenida Rui Barbosa, Graças 

 

Universidade Salgado e Oliveira (Universo)

Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira

Plaza Shopping, Casa Forte, Piso L2 do mall

Faculdade de Olinda (Focca)

Campus I-sede (na Rua do Bonfim, 47); campus II (na Av. Getúlio Vargas, 1502); campus III (Av. José Augusto Moreira, 656); e no Núcleo de Práticas Jurídicas (na Rua do Sol, 349).   

Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ)

Instituto do Ministério Público de Pernambuco (Imppe)

Associação do Ministério Público de Pernambuco (Amppe)

Promotorias de Cidadania da Capital, que fica na Av. Visconde de Suassuna, na Boa Vista.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...