Vida Urbana

Serviço de achados e perdidos começa a funcionar na Prefeitura do Recife

Começa a funcionar nesta quinta-feira, no sétimo andar da prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, número 925, o serviço de achados e perdidos durante o Carnaval. O atendimento, que acontece em horário comercial (8h às 12h e das 14h às 18h), segue até a próxima terça-feira. Depois, a partir do dia oito de março, o serviço continua na agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, número 250, centro da cidade. Para tirar dúvidas, a pessoa pode ligar para o 3355-8792.

Até a terça-feira de Carnaval, pelo menos 300 itens foram recolhidos no estande montado na central de serviços localizado nas proximidades da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, no Centro da cidade. Durante os dias de festa, o serviço atendeu 143 pessoas, sendo devolvidos 106 objetos que ficaram sob os cuidados da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Entre os pertences perdidos estão carteiras, RGs, CPFs, chaves e até bonés.

Já quem perdeu seus pertences em Olinda deve procurar a Secretaria de Segurança Urbana, que fica na sede da Guarda Municipal, Avenida Santos Dumont, número 177, no Varadouro. Os interessados precisam levar documento com foto e fazer a consulta das 8h às 13h. O telefone de contato é 34292947.

Para evitar a ação de falsários e proteger o folião da utilização indevida de seus documentos, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife)  oferece o serviço de Alerta 24 horas. Com a ferramenta, é possível bloquear gratuitamente documentos ou talões de cheques que de alguma forma tenham sido extraviados.

De acordo com Eduardo Catão, presidente da CDL Recife, além de ser uma ferramenta de segurança importante para o cidadão lesado, o serviço assegura empresários, no que diz respeito à prevenção de fraudes ou estelionatos em seus estabelecimentos. Segundo a  Câmara, esse tipo de ação só ocorre porque os dados bloqueados ficam cadastrados no banco de dados do SPC Brasil, permitindo que lojistas de todo o país tenham acesso às informações nas consultas rotineiras, exigidas nas liberações de crédito. É importante frisar que a ferramenta não funciona como registro de inadimplência.

Para que o Alerta seja validado e que o registro seja mantido no sistema, é necessário que o usuário da ferramenta apresente cópia do Boletim de Ocorrência (B.O.), na sede da CDL Recife, que fica localizada na Rua do Riachuelo, nº 105, no bairro da Boa Vista, ou ainda pelo e-mail spc@cdlrecife.com.br, num período de cinco dias, prazo em que o número dos documentos permanece disponível no banco de dados. Caso contrario, o alerta será removido.

Os serviços da ferramenta Alerta 24 horas está disponível para a população exclusivamente no site: www.cdlrecife.com.br. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: 3418.1122.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...