Vida Urbana

Montagem do Galo gigante começa hoje e muda o trânsito no centro

Medida também altera tráfego de veículos e os itinerários de 93 ônibus convencionais, 38 coletivos do tipo bacurau e dez linhas de BRT

Flavio Barra e equipe durante a pintura do Galo gigante. Foto: Marina Simões/DP

"É uma honra pintar o maior ícone do carnaval do Nordeste. Deixarei registrada toda minha gratidão pelo povo pernambucano, minha intensidade e meu amor nesta obra”, comemorou o grafiteiro, que recebeu a missão como “um presente”.

A estrutura do Galo foi montada em tempo recorde e levou cerca de 12 toneladas de ferro e nove mil metros de espuma. A identidade visual do mascote do maior clube de máscaras do mundo levará as cores amarelo, vermelho e laranja. Já o pescoço, o peito e o dorso da ave vão ganhar os traços da personagem Maria, inspirada na filha do artista e símbolo do projeto urbano Santo Forte Nas Ruas. “A Maria é uma personagem de cílios grandes, cabelos esvoaçantes, muita cor e muito brilho. Ela vai ser a fantasia do galo neste ano”, explicou Flávio.

O convite para assinar a arte do mascote do carnaval foi feito pela primeira-dama do Recife, Cristina Melo. Flávio também ficou responsável por pintar as roupas que o prefeito Geraldo Julio e esposa usaram no Baile Municipal do Recife, no sábado passado.

Após a repercussão negativa sobre a escolha do apresentador e artista plástico Flávio Barra para realizar a pintura o Galo da Madrugada - que neste ano tem como temática o grafite -, a Prefeitura do Recife, responsável pela confecção do mascote, se pronunciou por meio de nota. No texto, o órgão destaca ações voltadas para a arte urbana que vem realizando nos últimos três anos e afirma como objetivo "incluir e integrar essas expressões nas soluções urbanas na cidade".

Trânsito

Por conta da instalação do Galo Gigante, a partir das 22h desta quarta-feira a Companhia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU) interdita a Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. A medida altera o tráfego de veículos e muda provisoriamente os itinerários de 93 ônibus convencionais, 38 coletivos do tipo bacurau e dez linhas de BRT. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, ao todo 27 paradas de ônibus serão desativadas e 25 pontos provisórios serão instalados durante todo o carnaval.

De acordo com a CTTU, o trânsito voltará ao normal na área na Quarta-Feira de Cinzas, dia 1º de março. A expectativa é que às 14h, a alegoria gigante esteja totalmente desmontada. Para auxiliar o ordenamento do tráfego durante a montagem do Galo, seis agentes estarão monitorando os bloqueios que serão montados nos cruzamentos das avenidas Conde da Boa Vista e Rua da Aurora, da Rua do Sol com Ponte Duarte Coelho e Avenida Guararapes com Avenida Dantas Barreto.[SAIBAMAIS]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...