Vida Urbana

Estudantes ocupam reitoria da Unicap contra PEC 55 e pedem saída de Mendonça Filho

Ocupação foi defendida por 107 alunos, oito votaram contra

Alunos e alunas representantes dos diretórios de Jornalismo, Direito, História, Química, Medicina e Letras, além do coletivo estudantil MUDA, participaram da reunião. Foto: DA de Jornalismo/Cortesia

Depois de algumas horas de reunião, os estudantes resolveram ocupar a reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O ato é um protesto contra a PEC 55, que propõe um teto aos gastos públicos para áreas como educação e saúde por 20 anos. O grupo ainda pede a saída do ministro da Educação, Mendonça Filho e do presidente Michel Temer. 

Apenas oito estudantes foram contra a ocupação, que foi defendida por 107 votos. Segundo os alunos, cerca de 20 pessoas devem dormir no local nesta primeira noite. 

Além do protesto pelo cenário nacional, o movimento ainda faz reivindicações internas à Unicap, como o pagamento de bolsas de monitoria, bolsa atleta e bolsas de estudo para os filhos dos terceirizados. 

Alunos e alunas representantes dos diretórios de Jornalismo, Direito, História, Química, Medicina e Letras, além do coletivo estudantil MUDA, participaram da reunião, que discutiu as ocupações que ocorrem em todo o país e as isenções fiscais para empresas que têm dívidas com o governo. 

Em nota, a Unicap informou que vai acompanhar o movimento dos estudantes e garantiu que estará aberta ao diálogo. Em reunião com o movimento, ficou acordado que serão mantidas as atividades acadêmicas e administrativas e que a ocupação será restrita à reitoria. 

Confira a nota divulgada pelo movimento:

É com muita preocupação que a comunidade acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) vem assistindo a uma autoritária e apressada desconstrução das garantias asseguradas pelo "Estado democrático de Direito brasileiro".

Devido a esse sentimento, na noite desta sexta-feira (11), alunas e alunos da universidade decidiram, em assembleia divulgada em todas as salas e convocada em conformidade com o estatuto do Diretório Central dos Estudantes (DCE), pela ocupação imediata do prédio da Reitoria por tempo indeterminado.

A ação não tem o intuito de comprometer ou atrapalhar de qualquer forma o fim do semestre letivo, tampouco de depredar o patrimônio da instituição. A ocupação luta:

* Pelo arquivamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº55, que limitará os investimentos na Saúde e a Educação, entre outros setores;

* Pelo abandono do projeto autoritário de reforma do Ensino Médio;

* Pela saída imediata de Michel Temer, de seus ministros, e pela anulação de todas as decisões impostas por seu governo ilegítimo;

* Pela auditoria da dívida pública da União;

* Pela regulamentação da taxação sobre grandes fortunas;

* Contra a desobrigação da Petrobras na exploração do Pré-sal;

* A favor de todas as ocupações nas escolas, universidades e espaços públicos;

* A favor do Sistema Único de Saúde (SUS);

* A favor do congelamento, por vinte anos, das mensalidades da Unicap;

* Contra os cortes nos programas de assistência estudantil (Fies, ProUni, entre outros);

* Pela volta das bolsas de monitoria e para atletas na instituição;

* Pela criação de bolsas para os funcionários terceirizados da Universidade e seus filhos;

* Pelo estabelecimento do Restaurante Universitário;

* Pelo incentivo financeiro à pesquisa e extensão.

Recife, 11 de novembro de 2016

Ocupa Unicap

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...