O miniarco terá início na entrada da PE-35, em Igarassu, e seguirá até a entrada de Paulista, na PE-15, nas imediações do Hospital Miguel Arraes. As obras estão orçadas em R$ 160 milhões, com recursos da iniciativa privada, por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), e mais R$ 30 milhões como contrapartida do estado para as desapropriações.
As intervenções serão iniciadas até maio de 2017, com duração prevista de um ano e meio. O traçado terá um formado de “S”, paralelo à rodovia, com um trecho no lado direito, passando depois para o esquerdo para reduzir danos ambientais. Na obra estão previstos 18 viadutos ao logo do trecho pedagiado.
O plano rodoviário busca integrar cada vez mais Pernambuco, priorizando as rotas de desenvolvimento. Dessa forma, vamos destravar gargalos e, assim, melhorar a mobilidade e a acessibilidade da população, além da condição econômica da região”, ressaltou o governador Paulo Câmara. Segundo ele, o miniarco é uma alternativa ao Arco Metropolitano, obra do governo federal, que vai ligar Igarassu a Suape em uma rodovia paralela à BR-101, para tirar do trecho o tráfego pesado. “Vamos continuar cobrando o Arco Metropolitano, pois continua sendo necessário. Mas a população não pode mais esperar essa obra federal sair do papel. Vamos fazer o que for possível para desafogar o trânsito de Abreu e Lima”, afirmou.
Contorno urbano
A requalificação do contorno urbano da BR-101, cujo trecho terá uma extensão de 30,4 km, será realizada em quatro segmentos: a partir da entrada da PE-15 até a avenida Caxangá; desta via até a Ceasa e da Ceasa até o bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; e ainda um pequeno trecho da Avenida Recife até o acesso à BR-101.
Além da estrada, que será requalificada, as alças viárias dos entornos serão restauradas, com iluminação em todos os trechos. Ao todo, serão investidos R$ 260 milhões na intervenção, por parceria entre os governos federal e do estado. As obras serão iniciadas em março de 2017 e a conclusão está prevista para dezembro de 2018.
Os projetos para criação de um corredor exclusivo de transporte público no trecho correspondente à 4ª Perimetral do Recife foram descartados por enquanto. “Estava previsto o corredor do BRT, mas por falta de recursos, iremos priorizar a requalificação da rodovia. Nada impede que no futuro o corredor seja implantado”, explicou o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira.
Dentro do pacote também está a restauração e duplicação da BR-104 , no trecho de 13 km de extensão que vai de Pão de Açúcar, na entrada da PE-60, até Toritama. Desse total, 9 km serão duplicados. As obras receberão um investimento de R$ 90 milhões por meio de uma parceria entre os governos federal e estadual e serão iniciadas até fevereiro de 2017 e concluídas em novembro do ano seguinte.