Vida Urbana

Recife Antigo terá mais segurança aos domingos

Plataforma de Observação Elevada da Polícia Militar com 14 câmeras de monitoramento está sendo utilizada no Bairro do Recife

Unidade móvel da Plataforma de Observação Elevada (POE) possui 14 câmeras térmicas de longo alcance e abrangência de 360 graus. Foto: Divulgação

A medida atende a uma reinvindicação dos comerciantes dos Armazéns do Porto para combater a insegurança na região, sobretudo tentativas de assaltos e boatos de arrastões na localidade, o que tem assustado clientes.

Segundo o empresário Tito Lívio Saraiva, os Armazéns do Porto reúnem cerca de cinco mil pessoas aos domingos. Segundo ele, geralmente no final da tarde, os vândalos se inflitram no meio dos clientes e turistas para fazer baderna. “Estou muito animado e tenho esperança na melhoria da segurança. Mas espero que não fique como um paliativo, seja realmente uma ação permanente”, pontuou.

O secretário-executivo da Secretaria de Defesa Social, Alexandre Lucena, confirmou que a unidade móvel será redirecionada do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra, para o Marco Zero todos os domingos. “Temos um problema sério no Recife Antigo e isso não pode continuar. Muitas vezes, os arrastões e assaltos são boatos e o medo de frequentar esse ponto turístico acaba acontecendo. Queremos propor aos cidadãos um lazer com mais tranquilidade. A partir das câmeras, vamos ter facilidade para ver de perto se há essas ocorrências e inibir os vândalos”, contou.

O comerciante Epitácio Henrique da Silva não avalia que essas medidas serão suficientes para inibir a violência na região. “A segurança precisa ser diariamente. Ainda ficamos assustados ao anoitecer”, contestou. Segundo o comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Alexandre Cruz, responsável pelo policiamento do local, o Bairro do Recife tem um núcleo ostensivo de policiamento. Ele também acrescentou a utilização de veículos tripulados elétricos, além do aumento do efetivo nos finais de semana.

Turistas

Acompanhado da esposa e dois filhos, o funcionário público Jaison Matos, 44, turista de Santa Rosa do Sul, em Santa Caratina, está passando as férias no Recife e conheceu o Marco Zero. “Vamos ficar aqui até terça-feira. Quero aproveitar todos os momentos e conhecer mais o Recife Antigo”, contou. Já o aposentado paulista Osmar Borges, 62, ficou encantado com a cultura pernambucana e se sentiu seguro ao caminhar na cidade.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...