A chuva moderada e contínua que atinge a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde o início da manhã desta sexta-feira causa diversos pontos de alagamentos. Entre as vias que apresentam o problema estão a Avenida Norte, a Rua Marques do Amorim e a Avenida Lins Petit, na Ilha do Leite, no Recife. O Cais José Estelita está com vários pontos de alagamentos.
[VIDEO1]
Em Olinda, o bairro de Jardim Fragoso está alagado. Na Rua José Alexandre de Carvalho a situação ficou ainda mais complicada nesta manhã, depois que um cano da Compesa estourou. Moradores, pedestres e motoristas estão enfrentando dificuldades de locomoção. Na cidade outras vias já registram pontos de alagamento como a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, nos Bultrins e a PE-15, em Ouro Preto. A avenida Presidente Kennedy, uma da sprincipais de Olinda, está coberta d'água.
Caso continue a chover, como prevê a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a situação pode piorar. De acordo com a Tábua de Marés da Marinha, a alta maré alta, de 2,4 m deve acontecer às 14h38.
Para esta sexta-feira são esperadas chuvas de até 40 mm ou 50 mm, quando na segunda a média foi de 150 mm. Até o momento, nenhum deslizamento de barreira foi registrado nas zonas de morro. Os moradores de áreas de risco foram orientados a ficar atentos e procurar abrigo em local seguro. As equipes da Defesa Civil do Recife estão em Estado de Alerta e podem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita, e a Central de Atendimento funciona 24h.
De acordo com a Apac, o sistema meteorológico que atua hoje na região é conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste e pode provocar chuvas com intensidade moderada a forte na Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul. Chove na Mata Sul, mas devido à nebulosidade que já provocava chuva em Alagoas. [SAIBAMAIS]
Leia a notícia no Diario de Pernambuco