Em comemoração ao mês do meio ambiente, os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Eurídice Cadaval, de Itapissuma, estiveram na Cervejaria Ambev Pernambuco e realizaram plantação de mudas na preservação ambiental. Com uma área total de 47 hectares, os estudantes se envolveram na ação com plantas nativas como ipê, pau-brasil palmeira imperial e dracena.
Para o coordenador da escola, Marcelo Fernandes, o engajamento dos alunos com a questão ambiental é fundamental para o crescimento humano. “Esta ação foi muito bem aceita por nós, porque mostra o compromisso da Ambev como social. E a possibilidade dos adolescentes serem multiplicadores no município”, afirmou Fernandes.
O supervisor de meio ambiente da Ambev, Márcio Fernandes explica que ações como esta é uma obrigação da Companhia em devolver a sociedade e ao planeta o que se utiliza na fábrica para a produção. “Queremos mostrar que nossa cultura Ambev faz bem mais que bebidas. Somos a maior unidade do Norte e Nordeste em eficiência de gestão em água e resíduos sólidos. Por isso, estamos empenhados em devolver à natureza o melhor que ela nos oferece”, finalizou.
A Cervejaria Pernambuco, em obras de expansão, possui três poços de onde retira toda a água utilizada para a produção das bebidas. E ainda irriga toda a área de preservação, incluindo a plantação de cana-de-açúcar da usina São José, com a água tratada na Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica. Por esta iniciativa, a unidade conquistou o prêmio Fiepe 2015 por melhor gestão do recurso.
A Ambev possui o Projeto Bacias e ligado à Coalizão Cidades pela Água, uma iniciativa que pretende ampliar a segurança hídrica de mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas, por meio de uma atuação mais integrada e intensa das empresas junto à governos e terceiro setor para solução desse desafio. E Recife é uma das capitais que receberão o projeto.
As empresas participantes – dentre elas, Ambev, Klabin e Unilever – contribuirão, durante os próximos cinco anos, com ações de gestão sustentável da água em suas cadeias de produção e com aportes para projetos de restauração florestal em áreas chave para a saúde dos mananciais.
"Na Ambev temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor e este projeto mostra que isso é possível", afirmou Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. “Nosso objetivo é reunir esforços entre o terceiro setor, a esfera pública e a iniciativa privada para podermos implementar um sistema de conservação e recuperação florestal que traga maior segurança hídrica para o país”, completou.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco