Vida Urbana

Prefeitura convoca população para pensar soluções de interatividade e diversão no Recife Antigo

Artistas, designers, urbanistas, profissionais de tecnologia da informação e comunicação, arquitetos, cidadãos e criativos com qualquer qualificação profissional podem pensar soluções artísticas e tecnológicas para quem circula no bairro

Um projeto que visa criar mobiliários urbanos que possam garantir mais interatividade e diversão às históricas paisagens do Recife Antigo foi detalhado nesta quinta-feira pela Secretaria de Turismo e Lazer em parceria com o CESAR. Resultado de um convênio firmado com o Ministério do Turismo no ano passado, no valor de R$ 2 milhões, com contrapartida de R$ 150 mil do poder público municipal, o Playtown terá sua primeira etapa, de fomento, criação e seleção de ideias, executada a partir do próximo dia 5 de maio.

"Todos os recifenses estão convidados a dar sua contribuição, num processo  aberto e democrático de construção e concepção de novos equipamentos públicos", disse o secretário de Turismo e Lazer e secretário interino de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Camilo Simões.

Artistas, designers, urbanistas, profissionais de tecnologia da informação e comunicação, arquitetos, cidadãos e criativos com qualquer qualificação profissional estão convocados para pensar soluções artísticas e tecnológicas para quem circula no Recife Antigo, proporcionando interações úteis, culturais e divertidas para aquele entorno histórico.

O processo de criação e seleção dos projetos que serão executados posteriormente no bairro pela Prefeitura do Recife, com recursos do Governo Federal, terá três etapas, concebidas e realizadas pelo CESAR. A primeira será o Workshop Cidade Lúdica, um foro de debates e discussões para a construção de conteúdo coletivo sobre os conceitos de cidade e de diversão. A ideia nesta primeira etapa é envolver a sociedade, debater conteúdos, além de divulgar o projeto e cativar participantes para as próximas fases. O workshop acontece no dia 5 de maio.

A etapa seguinte será de ideação, com a promoção de um Hackathon PlayTown nos dias 4 e 5 de junho. O evento tem o objetivo mais amplo de formar times multidisciplinares para participar de uma intensa vivência.

Para concluir o processo de concepção dos projetos, será oferecido um Laboratório de Imersão no mês de julho, utilizando o Processo de Inovação CESAR (PIC) para validar e aprimorar os protótipos selecionados por uma comissão formada por representantes do CESAR, da Secretaria de Turismo e Lazer e do Ministério do Turismo.

Ao final das três etapas, serão selecionados sete projetos, que vão ser entregues à Prefeitura do Recife, em forma de termos de referência, para que sejam licitados. O resultado final deverá ser divulgado em setembro.

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...