Vida Urbana

Projeto de abertura da rua engavetado pode alivar o trânsito no Espinheiro

Rua Sacadura Cabral é fechada nas duas extremidades

Definir o traçado da Rua Sacadura Cabral, no Espinheiro, pede conhecimento de causa. O logradouro, analisado a partir de mapas disponíveis na internet é fechado, nas duas extremidades. Um céu para quem sonha em morar em rua com pouco tráfego. Brinca quem vive por lá que esse céu tem seus pecados. E daqueles pecados que exigem muita reza para ser absolvido. O mais antigo deles é o projeto de abertura da rua em suas extremidades, o que criaria outra rota de fuga para o conturbado trânsito do Espinheiro. Dizem os moradores que solicitações foram encaminhadas a diversos prefeitos do Recife. Os ofícios terminaram nas gavetas e arquivos. Justificativas extraoficiais para os engavetamentos são os valores das indenizações das casas construídas, há anos, no meio da rua. Esse, um problema comum na Região Metropolitana. Com ações de controle urbano frouxas, os municípios facilitam a ocupação indevida dos espaços públicos. Estragos feitos, as prefeituras partem para o agrado mais fácil para a população, o de pavimentar os becos em que se tornam antigas largas do Recife, Jaboatão e Olinda.

Degraus enferrujados

Está se desmanchando a passarela sobre a BR-101, próxima ao Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária. A ferrugem comeu parte dos degraus. Pisar neles pode resultar em tropeços.

Era um modelo

Há semanas a calçada da UPA da Imbiribeira deixou de ser modelo para os passeios públicos feitos com pedra portuguesa. Pequenos buracos crescem a cada dia e perto do acesso dos pedestres.

Sobe e desce

Pelas “lombadas” à mostra, motoristas que fazem o giro na Rua Coronel Fabriciano, na Imbiribeira, acham que o pavimento da esquina com a Avenida Mascarenhas de Morais não resistirá ao inverno.

Placa quebrada

Nem a placa de sinalização da parada de ônibus ao lado da Estação Monte dos Guararapes, na Linha Sul do metrô, escapou do abuso dos vândalos. Quebraram a madeira de tanto forçá-la nesta semana.

Vende-se banho

Ocupantes das áreas laterais da antiga linha férrea que divide os bairros de São José e Cabanga diversificam as formas de ganhar dinheiro. Têm cartazes oferecendo banho ao preço de R$ 1,00.

Passagem fechada

O acesso ao mar pela “laje da Praia do Paiva”, no Cabo de Santo Agostinho, amanheceu fechado ontem. Esse é um dos caminhos para se chegar a um dos melhores pontos de surf de Pernambuco.

Campanha de donativos…

Instituições públicas e empresas iniciaram campanha de arrecadação de donativos para as crianças com microcefalia no estado. Entre os itens de primeiro necessidade, leite e material de higiene.

…Primeira entrega

A primeira entrega para as crianças será em 15 de maio e as doações podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e na Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência, em Santo Amaro.

Não é comigo

Sinalização horizontal existe, mas os motoristas que circulam pelo Cais de Santa Rita fingem nada ver. Diariamente formam filas duplas para dobrar para o cais, no semáforo próximo à Ponte Giratória.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...