Vida Urbana

Gincana contra a dengue, zika e chikungunya

Alunos devem usar garrafas pets para confeccionar armadilhas para o mosquito

A dengue, a chicungunha e a zika acabam de ganhar mais um inimigo. É a Gincana da Armadilha 2016, instituída pela Fundação Verde, e que é destinada a escolas de ensino fundamental e médio, sejam públicas ou particulares. As armadilhas devem ser feitas com garrafas PET, seguindo modelo proposto pelo professor Maulori Cabral, da Universidade do Rio de Janeiro. 

Os colégios que tiverem construído o maior número de armadilhas serão homenageados. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril, mas estão restritas à página virtual da gincana, acessada através de link do site do Partido Verde de Pernambuco (www.pvpe.com.br).  No canal YouTube da Gincana da Armadilha já estão disponibilizados vídeos, explicando - de forma detalhada - todo o processo de construção das "mosquitéricas". A coordenação da Gincana da Armadilha fará a premiação no dia 17 de junho deste ano.

As armadilhas serão confeccionadas nas escolas, e o trabalho requer engajamento de professores e alunos. O PV de Pernambuco está distribuindo todo o material desenvolvido para a realização da gincana  aos demais diretórios estaduais, para que ela se realize simultaneamente em vários estados. As armadilhas do mosquito devem ser colocadas não só nos estabelecimentos educacionais, como na residência de estudantes, familiares e da comunidade.

O objetivo da gincana é erradicar o Aedes em localidades, onde seja reconhecida grande população do mosquito. Não é preciso pagar nada para participar. Basta que a escola preencha o formulário de inscrição, na página virtual da Gincana da Armadilha. Serão consideradas três categorias: a primeira compreende alunos e professores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A segunda, engloba aqueles do sexto ao nono. E a categoria C refere-se a alunos e professores do ensino médio.

Os alunos ficarão responsáveis pela oferta de garrafas, devendo trazê-las de casa. Não é recomendado que seja catadas no lixo,para evitar risco de doenças. As garrafas devem ser armazenadas na escola ou nas residências.  Já o micro-tule e a fita adesiva para confecção das "mosquitéricas" devem ser fornecidos pelas escolas.

As armadilhas serão confeccionadas nas escolas, que orientarão sobre os locais ondem elas devem ser colocadas. A contagem para se saber a escola vitoriosa tem início em 13 de junho, devendo-se computar o número de armadilhas em relação à quantidade de alunos. Serão selecionadas três escolas, que receberão o Troféu Gincana da Armadilha.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...