Vida Urbana

Policiais militares vão substituir agentes penitenciários se greve for mantida

Decisão foi tomada pela Procuradoria Geral do Estado nesta sexta

A Procuradoria Geral do Estado autorizou o Governo de Pernambuco a designar policiais militares para substituir os agentes penitenciários em greve prevista para começar no próximo domingo. O Tribunal de Justiça já considerou o movimento paredista ilegal e, caso o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE) insista em manter a greve, terá que pagar uma multa diária de R$ 150 mil.

A medida foi tomada para assegurar a visitação dos familiares dos detentos nas unidades prisionais no fim de semana. A decisão, do desembargador Eurico de Barros Correia Filho, atendeu a petição apresentada pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) nesta sexta-feira. Embora a greve tenha sido declarada ilegal - em 5 de fevereiro -, o sindicato, que foi intimado da decisão no dia 11, vem divulgando que o movimento será mantido.

O Estado apresentou petição - e foi atendido pela Justiça - para que a diretoria do sindicato seja intimada pessoalmente acerca das penalidades decorrentes do descumprimento da decisão da Justiça e para que o Estado seja autorizado a substituir agentes penitenciários em greve por PMs de forma a assegurar o funcionamento normal das unidades prisionais.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...