Vida Urbana

CDU aprova Novo Recife por 21 votos a dois

CUT e Coren foram únicos votos contrários ao projeto

Projeto Novo Recife. Arte: Consórcio Novo Recife/Divulgação

Com 21 votos a favor, dois contrários e duas abstenções, o projeto Novo Recife foi aprovado nesta terça-feira durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife (CDU), na sede da Prefeitura do Recife.

O Movimento Ocupe Estelita, contrário a construção das torres na área do Cais José Estelita, entre o Centro e a Zona Sul do Recife, protestou durante toda a manhã e organiza novas manifestações em resposta à aprovação.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Conselho Regional de Economia (Corecon) foram os únicos membros do CDU a votar contra a aprovação do Novo Recife. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) se abstiveram do voto.

Recém-exonerado do cargo de superintendente do Iphan, Frederico Almeida representou o instituto na reunião. Segundo ele, a abstenção aconteceu porque não havia material suficiente para embasar um posicionamento sobre o projeto. “Acho que faltam dados. Existe um trabalho arqueológico sendo realizado e não podemos nos pronunciar se essa análise não foi realizada ainda”, justifica Almeida, que considera a votação “inoportuna e precipitada”.

Para João Braga, Secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, "o projeto foi aprovado depois de um longo período de discussão". "Pela primeira vez 65% de uma área fica pública e 35% fica para a construtora. Em frente ao terreno teremos jardins e ciclofaixas e dentro dele é que teremos a construção dos prédios. Todos aqueles 28 galpões da região serão preservados, restaurados e entregues à Prefeitura do Recife. Acho que foi um avanço, só neste governo Geraldo Júlio são quase três anos de discussão. Foi uma tramitação longa, acredito que quem votou teve a segurança do que estava fazendo."

 

Em relação a ausência de integrantes de participantes do Movimento Ocupe Estelita, contrários ao projeto, ele acrescenta que "desde junho de 2014 abrimos a discussão para a sociedade e que "fizemos o que faríamos em qualquer reunião do CDU, as cadeiras são preferenciais para eles."

Protestos marcaram manhã

As manifestações contra a reunião do CDU começaram logo cedo. Alguns membros do Ocupe Estelita já haviam passado a noite na prefeitura e de manhã seguiram para a Ponte do Limoeiro, onde a passagem de veículos foi bloqueada. 

Movimento realizou protestos de manhã e organiza novos atos. Foto: Karina Morais/ Esp. DP

A Avenida Cais do Apolo, onde fica a sede da administração municipal, também foi ocupada pelo movimento, que levou faixas pedindo o salvamento do Estelita. 

Após a votação, o grupo que protestava na prefeitura seguiu em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista, levando cartazes e gritando palavras de ordem. 

Movimento organiza ato 

O Movimento Ocupe Estelita ainda não definiu como vai reagir a aprovação do projeto, que considera uma "irresponsabilidade ética e política". 

Em assembleia realizada ainda na Prefeitura do Recife, o grupo decidiu organizar um novo encontro, no fim da tarde desta terça, para organizar um novo ato, provavelmente na quarta-feira. 

O Diario entrou em contato com o Consórcio Novo Recife, responsável pelo projeto, mas o grupo disse que não vai comentar o caso.

Confira a lista das entidades que foram favoráreis ao projeto: 

Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano*

Secretaria de Finanças

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos

Secretaria de Assuntos Jurídicos

Srecetaria de Meio Ambiente

Secretaria de Planejamento Urbano

URB

Câmara dos Vereadores*

Caixa Econômica 

CREA

CDL Recife

Associação Comercial de Pernambuco

Movimento Social de Luta pela Moradia

Federação dos Moradores do Ibura  

Federação dos Moradores do Jordão

Fórum dos Prezeis 

* A Semoc e a Câmara de Vereadores do Recife têm dois votos, cada, na mesa do conselho. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...