Vida Urbana

57% das escolas públicas de Pernambuco estão abaixo do nível adequado

Conduzido por pesquisadores da UFPE durante seis meses, estudo analisou a infraestrutura de todas as instituições da educação básica do estado

Apenas 4% das escolas públicas de Pernambuco são consideradas avançadas (contam com laboratório de ciência e dependências para estudantes com necessidades especiais), enquanto 19% estão ainda no nível elementar. Foto: Helder Tavares/DP Arquivo

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As escolas básicas são aquelas que, além das condições elementares, possuem também sala de diretoria e equipamentos como televisão e computador. Já as adequadas – nível não atingido por 74% das instituições de ensino estadual do Agreste Central – são as que permitem, por meio de sua estrutura, um ambiente propício para ensino, aprendizado e convívio social. Fernando Melo, presidente do Sintepe, informa que a pesquisa será repetida anualmente. “No final de 2016 queremos fazer a pesquisa de novo, pois assim poderemos comparar se houve melhora, piora, ou se ficou tudo na mesma.”

Ele também afirma que o Sindicato pretende cobrar do Governo do Estado, a partir desses dados, melhora no ambiente de convivência e aprendizado para os alunos e professores. “Existem coisas muito básicas que não são resolvidas, como escolas muito quentes ou com um número muito alto de alunos para uma sala só.  Vamos entregar uma cópia do estudo completo ao Governo, para que chegue às mãos do Secretário de Educação.”

Apenas 4% das escolas públicas geridas pelo Estado de Pernambuco são consideradas avançadas. Ainda assim, esse número é 1% mais alto do que a média brasileira. As escolas avançadas são aquelas que contam com laboratório de ciência e dependências adequadas para estudantes com necessidades especiais. 

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