Vida Urbana

Feira Japonesa leva multidão ao Recife Antigo

Evento marcou os 120 anos de amizade entre o Japão e o Brasil

As atrações culturais foram os pontos altos da feirinha. Foto: Rafael Martins/DP/D.A Press

A XIX Feira Japonesa levou um grande público ao Bairro do Recife, desde a manhã até a noite deste domingo. O evento foi encerrado com uma “conversa” musical entre o grupo Ren Taiko e o Maracatu Yalu. Realizado pela Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), a feira marcou os 120 anos de amizade entre o Japão e o Brasil, mas também demarca o esforço da comunidade japonesa para preservar sua cultura.

Confira aqui galeria de fotos da Feira Japonesa

[SAIBAMAIS]Nas atividades da XIX Feira Japonesa se percebia a grande participação de crianças e jovens interessados na cultura japonesa. Para Natália Ayumi, 19 anos, esse interesse decorre mais pela força dos mangás e o caminho para engajar os descendentes é motivar o interesse desde pequenos. Algo como o que ocorre dentre os não descendentes, como Camila Luise de Oliveira Silva, 10, que fez questão de tirar fotos com dançarinos do grupo Japanese Dance Company Yuubi, de São Paulo, muito aplaudido. O pai, Erivelton Costa da Silva, 36, disse que estimulou o interesse por praticar e ser professor de judô.

A cultura japonesa levou centenas de pessoas às apresentações ao ar livre. Foto: Rafael Martins/DP/D.A Press

Bem menores, Laura de Arruda Michima, 7, e Dante Arruda Michima, 4, já fazem esse caminho, conta a mãe e descendente Paula Suemy Arruda Michima, 35. Assume que apenas depois de um mestrado no Japão passou a dar mais valor ao que ouvia de sua avó. “Crio eles como bilíngues, só falo com eles em japonês”, disse, certa de que é preciso cativar descendentes desde novos. Mas reflete ser preciso ofertar o que interessa a crianças e jovens.

A feirinha japonesa já é um evento tradicional na programação anual do Recife Antigo. Foto: rafael Martins/Esp DP/D.A Press

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...