Os passageiros que usam os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT poderão, em 2016, acompanhar em tempo real a posição, localização, velocidade e intervalo entre viagens dos ônibus. A previsão é de que o serviço de informações nos monitores das estações esteja disponível até o fim do primeiro trimestre do próximo ano. O sistema que fará o usuário ter precisão de informações, além de dados sobre as bilheterias do sistema, itinerário e mudanças das operações diárias depende apenas da implantação de uma rede de fibra óptica.
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BRT terá informações em tempo real
Sistema que permitirá informar as viagens aos usuários vai contar com rede de fibra óptica. O estado fará parceria com a Telebras
Para o projeto sair do papel, falta o estado formalizar uma parceria com a Telecomunicações Brasileiras (Telebras). Quando o acordo for fechado, a empresa que mantém a infraestrutura e redes de suporte de serviços de telecomunicações da administração pública federal deve ceder 38 km de fibras ópticas de longa distância. Ao governo estadual, caberá permitir que a Telebras use os dutos e subdutos para fibra óptica já prontos desde a construção das estações do BRT.
Uma reunião entre representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Telebras aconteceu no último dia 13. “Desde a concepção do projeto (do BRT), já havia a previsão de conexão por fibra óptica. A infraestrutura para isso existe. Por meio da rede, poderemos concentrar todas as informações sobre os corredores e repassar dados aos usuários. O presidente da Telebras (Jorge Ricardo Bittar) garantiu que dará prioridade à nossa proposta”, afirmou o diretor de engenharia e manutenção do Grande Recife, Ricardo Beltrão.
Conectadas, as estações serão monitoradas de longe. Dados como funcionamento das portas, catracas e do ar-condicionado chegarão em tempo real aos controladores da Central de Monitoramento e Operação (CMO) do Grande Recife, que está pronta, mas não funciona. A conexão trará maior segurança aos usuários (imagens do circuito interno das estações serão enviadas à central) e maior agilidade à conferência da biometria digital. “O sistema de biometria trava muito. Melhorias serão nesse sentido bem-vindas”, opinou a professora Stephanie Saskya, 26, usuária do corredor Leste/Oeste do BRT.
Painéis de mensagens variadas avisarão os horários dos ônibus nas estações. Posteriormente, mas ainda sem previsão, os dados devem ser dispobilizados em um aplicativo para dispositivos móveis. O modelo já existe em outros estados brasileiros. No Rio de Janeiro, por exemplo, passageiros usam o app Meu BRT, que informa a localização e previsão de chegada dos coletivos. “Todo o sistema será conectado e, assim, teremos informações precisas através da rede de fibra óptica. As informações serão repassadas online ao usuário”, explicou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo.
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Central de monitoramento
Uma vez conectadas pela fibra óptica, as estações enviarão automaticamente informações à Central de Monitoramento e Operação do Grande Recife, no bairro de Santo Antônio. De lá, controladores poderão gerir o sistema de ônibus que operam nos corredores exclusivos.
À distância, será possível controlar a energia, a temperatura do ar-condicionado nas estações e a abertura e fechamento das portas. “Nos horários mais quentes, por exemplo, poderemos diminuir a temperatura do ar para deixar o ambiente mais agradável para os usuários”, informou o presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo.
O intervalo de viagem entre um coletivo e outro também poderá ser controlado pela central. “O objetivo é, além de saber o posicionamento do ônibus, poder gerir o sistema e ajustar os intervalos”, disse o diretor de engenharia e manutenção do Grande Recife, Ricardo Beltrão.
O coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público, César Cavalcanti, ressaltou que a conexão é fundamental para que o BRT funcione conforme os pressupostos do sistema. “O controle do órgão sobre a frequência trará maior regularidade ao sistema”, destacou.
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