Vida Urbana

VEM carregado pelo telefone celular

Bilhete eletrônico que dá acesso ao transporte público da Região Metropolitana do Recife já pode ser recarregado pelo aplicativo Citta Mobi


Para quem recarregar no aplicativo CittaMobi, será cobrada uma taxa de R$ 1,50 pelo serviço de conveniência, e a operação tem que ser paga através de cartão de crédito. “Estamos trabalhando para que o usuário possa pagar com cartão de débito ou através de transferência bancária”, adiantou o superintendente de bilhetagem eletrônica do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Pedro Luiz. Para ter acesso ao aplicativo Citta Mobi, a pessoa precisa ter um aparelho celular smartphone e internet.

Ele explica também que é preciso que o usuário recarregue pelo aplicativo até as 18h, para que os créditos entrem no outro dia pela manhã. “Esse recurso de abastecer o crédito do VEM Comum e do VEM Estudante facilita o recarregamento. Isso, inclusive, terá impacto nos recarregamentos nos pontos de varejo e nos postos de atendimento. Acredito que só quem precisar de crédito na hora ou não tiver smartphone, irá nos pontos físicos”, aposta Pedro Luiz.

Hoje, o único inconveniente do VEM Comum é que, em caso de perda ou roubo, só é possível a recuperação dos créditos se o usuário lembrar de anotar o número de identificação inscrito no cartão. O VEM Comum, funcionando desde dezembro de 2010, é destinado a quem não possui outras modalidades do bilhete eletrônico (VEM Estudante, VEM Trabalhador, VEM Livre Acesso) e prefere ter mais segurança para não andar com dinheiro.

“Futuramente, o VEM Comum será personalizado. Ou seja, o número de identificação do cartão será registrado para o CPF da pessoa. Isso vai facilitar a recuperação dos créditos nos casos de perda ou roubo”, adianta o superintendente de bilhetagem eletrônica do Urbana-PE. Sem o número de identificação do cartão, não há possibilidade de bloqueio.

Até ser implantado o recurso de recarregamento através do aplicativo CittaMobi, para colocar créditos no cartão, o usuário só podia abastecer nos pontos de atendimento físico: os terminais de autoatendimento, o posto do VEM na Rua da Soledade, no Expresso Cidadão do Parque de Exposição do Cordeiro e na rede do varejo, 487 pequenos pontos de venda espalhados pela RMR. Os créditos continuam com validade de 180 dias, para qualquer opção de recarregamento.

Ferramenta ajuda a localizar linhas

O CittaMobi é uma ferramenta mobile, contratada pelos empresários do Transporte Público, que auxilia no serviço de informações e localização das linhas de ônibus e dos pontos de parada. O recurso, no entanto, deveria ser de responsabilidade do Grande Recife Consórcio, que gerencia o sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. O órgão possui o projeto da ferramenta de monitoramento, que deveria ter entrado em funcionamento antes da Copa. De acordo com o Grande Recife, o sistema está em fase de implantação dos dispositivos e deverá estar disponível para a população até o fim deste ano.

A empresa responsável será a Etra, que atualmente administra o sistema de ônibus de Bogotá, na Colômbia. O processo licitatório teve valor de R$ 40,2 milhões, a ser investido em cinco anos. “A ferramenta de monitoramento de frota lançada no passado foi suspensa devido ao descumprimento do prazo por parte da empresa vencedora da licitação. Mas o governo do estado não utilizou nenhum valor da verba destinada para a primeira licitação, porque o contrato foi rescindido. O investimento foi realizado na aquisição de telas de LCD, que serão utilizadas agora, quando da implantação do sistema”, justificou, em nota, o Grande Recife Consórcio.

Segundo o órgão, a ferramenta não é apenas um sistema de gestão de frota, mas um sistema de gestão de operação de transporte. “A ideia é que esse sistema possa planejar, otimizar, regulamentar e fiscalizar as 26 mil viagens realizadas pelos 3.000 ônibus que circulam na RMR”, disse o Grande Recife.

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