Vida Urbana

Quer passar no Enem? Leia jornal

Para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) amanhã e domingo, hoje é dia de descansar, reunir os documentos e material que precisa levar para o local das provas e dormir cedo. Entre uma coisa e outra, creio que faz bem aproveitar o tempo livre e ler um jornal. É uma forma de tentar inteirar-se, rapidamente, dos temas mais importantes do noticiário político, econômico e internacional. Uma leitura leve, que oferece ao leitor a opção de escolher entre vários assuntos e textos, exercitando o cérebro sem esgotá-lo.

Fique por dentro do Vestibular 2016 com o Movimento Educar

O ideal, porém, era ter lido jornal o ano inteiro, por tratar-se de uma leitura fundamental para candidatos a qualquer concurso. É comum associar-se a importância da leitura apenas à necessidade de o leitor ficar atualizado com o que acontece na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo. Isso é bom, mas os benefícios de que falo vão mais além. O jornal é um instrumento ideal para criar o hábito da leitura. Quem não tem este hábito sofre nos concursos, principalmente no Enem, cujas questões costumam ter enunciados longos e é considerado pelos candidatos um exame “cansativo” (textos grandes, cinco opções de respostas…).

Ajuda também a desenvolver a capacidade de interpretação de textos e familiarizar-se com resumo de assuntos que de tão amplos caberiam em livros (em um jornal, por exemplo, algo com tantas explicações quanto a crise migratória na Europa pode ser sintetizada em 40 linhas). E interpretação não só de textos. O jornal costuma publicar gráficos, tabelas, charges e mapas - elementos que com frequência caem nas provas, exigindo dos candidatos que se compreenda o que significam.

Para a escrita das redações - que valem 20% da nota final do exame -, os jornais proporcionam benefícios da primeira à última página. O noticiário é escrito na terceira pessoa - e assim também recomenda-se que seja na redação. Em textos como este que vocês estão lendo, posso falar na primeira pessoa, uma vez que é um artigo, matéria autoral. Na redação de uma notícia, não. Ninguém escreve nas matérias noticiosas expressões como “Na minha opinião” - um pecado mortal também se escrito numa redação do exame. Os jornais são ainda espaço para textos com criatividade, clareza, visão crítica - quem os lê com atenção pode incorporar essas características para seu próprio trabalho.

Confira a reportagem completa no Movimento Educar

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...