Vida Urbana

Polícia Federal investiga roubo em igreja no Recife

Criminosos levaram as duas peças da Igreja do Espírito Santo, no bairro de São José. Além disso, R$ 10 mil também foram furtados do templo


A quantia estava guardada e seria entregue à administração da Diocese. Agentes e peritos federais foram ao local na última quinta-feira (29) e colheram impressões digitais. De acordo com a PF, a igreja apresenta vulnerabilidade por não ter cadeado e não haver câmeras de segurança instaladas.

A Polícia Federal investiga o caso porque a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o padre Laion Fernando, o furto aconteceu na madrugada de terça-feira passada (27). Segundo ele, as imagens são do século 18. A de Nossa Senhora é feita de pedra. Já a do Menino Jesus é de madeira. A Igreja do Espírito Santo data do século 16. Os planos de colocar câmeras de segurança no local foram antecipados por causa desse episódio. Padre Laion disse que cerca de 20 equipamentos do tipo estão sendo instalados, o que vai gerar um custo ainda não calculado por ele.


No início de agosto passado a Igreja de São Pedro, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, também foi alvo de ladrões. A dupla arrombou a porta lateral e revirou o templo. Foram levados um cálice, duas âmbulas e uma teca (utilizadas para guardar as hóstias consagradas, que também foram levadas). Os dois também violaram a urna usada para recolher donativos para a manutenção do prédio, mas o dinheiro já havia sido retirado. Os objetos só foram encontrados na última terça-feira em um terreno baldio da cidade.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...