Vida Urbana

Técnica de retirada de cárie sem dor é aplicada em postos de saúde de Olinda

A Hall technique é um método escocês que é aplicado em oito postos de saúde de Olinda, a partir de pesquisa de doutorado da UPE

Técnica coloca uma coroa de aço envolta do dente, evitando o contato dos alimentos e fazendo a cárie cronificar.

Oito dentistas da rede básica de atenção de Olinda estão aplicando em crianças de 4 a 8 anos a técnica “Hall Technique”, criada na Escócia e amplatamente utilizada em países europeus. O método consiste em colocar uma espécie de coroa de aço em volta do dente cariado, sem a necessidade de perfurações. Dessa forma, é bloqueada a passagem de alimentos para o dente, impedindo o crescimento da cárie e fazendo-a cronificar.

A aplicação do método faz parte de uma pesquisa de doutorado da Universidade de Pernambuco (UPE), desenvolvida pela dentista Rosário Maciel e orientada pela professora Viviane Colares. “Percebemos que há uma alta prevalência de cárie nas crianças do município e estamos comparando a eficiência dos tratamentos convencionais, como as restaurações de resina, com esse método”, explicou Rosário Maciel.

[VIDEO1]

Desde o início da pesquisa, 1,2 mil obturações de quatro tipos foram aplicadas em crianças moradoras do entorno de postos de saúde como os de Varadouro, Jardim Fragoso e Ouro Preto. A Hall technique é aplicada em cinco minutos, diferente dos métodos convencionais, que podem durar até uma hora.

“Hoje em dia, estamos caminhando para tratamentos minimamente invasivos, pois quando fazemos a restauração convencional retiramos o tecido cariado e também tecido sadio, enfraquecendo o dente”, pontuou Rosário Maciel. A dor dos tratamentos habituais acontece quando os equipamentos atingem a dentina, segunda camada do dente, depois do esmalte, onde há as terminações nervosas.

As crianças participantes da pesquisa serão acompanhadas por dois anos. Os resultados preliminares mostram que as coroas de aço são mais resistentes e não caem com tanta frequência como as obturações de resina. Eduarda Gomes já chegou a sofrer por três dias com dor de dente e perdeu uma das restaurações.

Eduarda é uma das crianças na qual foi aplicada a técnica do hall technique, que permanece na boca até a queda do dente de leite. “É muito difícil afastar os doces dela, mas, depois desses dias com dor de dente, ela prometeu higienizar os dentes corretamente e não esqueceu mais a bolsinha com a escova em casa. Leva sempre para a escola”, comentou Maria Verônica Silva.


Saiba Mais

Como funciona o tratamento de cárie sem dor (hall technique)

Passo 1

Uma coroa de aço inoxidável adaptada ao tamanho do dente cariado é selecionada

Passo 2

É colocada uma camada de ionômero de vidro para “colar” a coroa no dente

Passo 3

A coroa de aço é colocada em cima do dente e pressionada por alguns minutos

O que acontece

A coroa age como uma camada de blindagem no dente, evitando o contato com alimentos. A cárie para de se desenvolver e cronifica

A coroa permanece no dente de leite até ele cair

Pesquisa de doutorado da UPE

9 dentistas envolvidos

130 restaurações por dentista

200 restaurações por mês

Crianças de 4 a 8 anos pode receber a coroa

Onde o tratamento está disponível em Olinda

Nas Unidades de Saúde da Família de Jardim Brasil, Varadouro, Azeitona, Jardim Fragoso, Cidade Tabajara, Ouro Preto, Ilha de Santana e Jatobá

Como ocorre a cárie

As bactérias da boca transformam restos de alimentos com carboidratos em ácidos

Os ácidos desmineralizam os dentes, que ficam opacos e com manchas

Em seguida, é feito um buraco no dente

Quando não é tratada, a cárie faz um canal no dente e pode levar ao acúmulo de pus na raiz do dente

Como evitar

Escovar os dentes após as refeições

Usar fio dental

Evitar o consumo frequente de aliemntos açucarados

Ir ao dentista pelo menos uma vez por ano

Comer alimentos ricos em fibras

Números

52% das crianças de até 5 anos em Pernambuco já tiveram cárie

53% das crianças até 12 anos em Pernambuco já tiveram cárie

79% dos adolescentes de 15 a 19 anos em Pernambuco já tiveram cárie

9 em cada 10 crianças com menos de 4 anos pernambucanas não foram ao dentista no último ano

Fonte: Odontoclinic, Colgate, dentista Rosário Maciel (UPE) e Pesquisa Nacional por amostra de domicílios (Pnad), do IBGE

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...