Vida Urbana

Entre o lucro e a função social da profissão de dentista

Seiscentos novos profissionais saem das faculdades por ano em Pernambuco, número que não repercute no volume ou na qualidade do atendimento. Sofre mais quem tem menos

Para o Conselho Regional de Odontologia, o maior desafio da categoria, no Brasil, é de formação, que tem como foco uma abordagem técnica e pouco humanista. Foto: Rodrigo Silva/ DP/ D.A.Press

Posto da Ilha do Maruim, em Olinda: problemas de infraestrutura e atendimento. Foto: Prefeitura Municipal de Olinda/Divulgação

“Eles visam lucro. Apenas. O pensamento é que quanto menos se gasta, menos se perde, então a qualidade do material usado é muito mais baixa e é claro que o serviço não é o mesmo”, critica um profissional que atua no setor há oito anos e que não quis ser identificado. Ele conta que o consultório em que trabalha, no Centro do Recife, é mantido por empresários, investidores que não são do setor da saúde bucal. “Para especialidades (canais, por exemplo) eles ficam com 60%, e com 88% se for um atendimento clínico”, explica. “O atendimento é muito sistemático, não tem como ser diferente, não temos como acompanhar os pacientes, é jogo rápido”, conta o dentista.

[SAIBAMAIS]

Membro do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos diz que “é preciso separar o joio do trigo”. “Existem duas realidades nessas clínicas de bairro. Vai ter o profissional que está preocupado com as pessoas, de verdade, e tem outros que sequer são dentistas e tratam saúde bucal como empresa, negócio, são empresários que vão gerir lucros. O conselho está trabalhando muito em cima, para coibir essa mercantilização”, garante Vasconcelos, que considera antiético usar a expressão 'popular'. “O termo deve ser evitado, uma vez que aliciar pacientes, através de informação, anúncios ou atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da

Com preços até 60% mais baratos, salas populares atraem pessoas de baixa renda. Foto: Cecília Sá Pereira/ Arquivo DP/ D.A.Press

Para o professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do CRO-PE, tratam-se de duas perspectivas dentro da mesma profissão. “Tem um conceito que eu gosto muito que diz que uma coisa é odontologia e outra é saúde bucal”, afirma. Segundo ele, enquanto saúde bucal envolveria a ideia de promoção da saúde, evitando doenças e defendendo uma atuação coletiva, como fluoretação da água, a odontologia trabalha com a doença já instalada. “As faculdades ainda trabalham em cima de um modelo odontocêntrico, focado no dentista, no curativo. Eles não conseguem ver que você consegue atuar de outra forma. Você está aqui para evitar a doença”, defende.

Para ambos os profissionais, a transformação dessa realidade também passa pelo fortalecimento do serviço público. O SUS representa a principal fonte de emprego para a categoria e, ainda assim, não é atrativo para maioria dos profissionais. Isso porque ainda são empregos precários e muitos contratos temporários sem perspectiva de carreira, além das dificuldades já conhecidas de infraestrutura do atendimento.

Para Vasconcelos, no SUS, o principal desafio da categoria é a motivação, uma vez que a valorização dos profissionais não é estimulada. Ele cita que o repasse de programas de melhorias e avaliação da qualidade (PMAQ) do Ministério da Saúde não chegam integralmente aos dentistas que cumprem as metas. “O grande problema é nivelar aqueles que querem trabalhar para sociedade, produzindo mais, com aqueles que veem no serviço público um lugar pra ganhar remuneração, trabalhando o mínimo possível. Desestimula os profissionais sérios e comprometidos com a missão da profissão e do serviço público. É um modelo que premia aqueles que não servem à sociedade, descumprem cargas horárias com a desculpa de que são mal remunerados e/ou estão sob condições precárias de trabalho”, critica o conselheiro, que defende a remuneração dos dentistas pelo cumprimento de metas e a articulação de parcerias entre municípios e universidades para melhorar o serviço.

 

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