Vida Urbana

Um novo (e inusitado) esporte no Recife Antigo

PoloBike é praticado com bicicletas ao invés de cavalos

Grupo de amigos topou a iniciativa, mesmo com a falta de estrutura. Fotos: Paulo Paiva/DP

O Recife Antigo de Coração agora conta com mais um esporte: o Bike Polo. Inspirado no Polo, a partida é realizada com bicicletas substituindo cavalos e os competidores devem marcar gols golpeando, com um taco, uma pequena bola. O espaço reservado para o esporte ficou localizado na Avenida Marquês de Olinda, porém, a Prefeitura do Recife não disponibilizou o tapume, necessário para que a bola não corresse para as canaletas da rua. O problema limitou a prática do esporte neste fim de semana. Mesmo assim, quatro ciclistas amigos aderiram à nova prática.

[SAIBAMAIS] A secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, responsável pela organização do evento, disse que a solicitação deste material foi realizada em cima da hora e por isso o pedido não foi acatado. A promessa é de que, na próxima edição do projeto, no último final de semana de agosto, a demanda seja atendida.

A falta da estrutura não impossibilitou a prática do esporte. “Eu pratico este esporte desde 2013. A inserção no Recife Antigo de Coração será ótimo porque este é um esporte que precisa de uma certa estrutura, de um espaço e, hoje, não temos”, contou a enfermeira Ana Claudia de Barros, 41 anos, integrante do time feminino Bike Polo Casamiga. Ana praticava o esporte junto com a designer Cristiana Lacerda, 36 anos.

A arquiteta Patrícia Quintella, 34 anos, integrante do mesmo time, explicou que, antes, elas treinavam na vila Vintém, no bairro da Torre, porém, o horário disponível (às 19h do domingo) impossibilitava muita gente. “Foi daí que surgiu a ideia de tentarmos esse espaço junto à prefeitura. O que estamos batalhando é ter uma estrutura não apenas no último domingo do mês, mas toda semana, como acontece com o basquete”, afirmou. Patrícia também é integrante do time Bike Polo Casamiga e foi quem solicitou a inclusão do esporte na programação do Recife Antigo de Coração.

Prefeitura do Recife prometeu uma estrutura melhor para os praticantes na edição de agosto do projeto

Mesmo sem a estrutura completa, o esporte chamou a atenção de alguns ciclistas, como o advogado Dmitri Assis Ramos, 26 anos. Ele viu nas redes sociais que neste fim de semana haveria a prática do esporte no Recife Antigo e decidiu ir até o local para conhecer. “Nunca tinha jogado e decidi vir conhecer. Me surpreendi. É muito legal e difícil de jogar. Se tiver todo final de semana, a tendência é lotar”, disse. Esta foi a 29ª edição do projeto Recife Antigo de Coração, realizado no último final de semana de cada mês.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...