Vida Urbana

Paulista 80 anos: conheça os pontos turísticos da cidade

Alunos de escola pública participaram de projeto de valorização do município

Turma da Escola Edison Gomes do Rego explorou os pontos turísticos em comemoração aos 80 anos da cidade. Foto: Brenda Alcântara/Esp.DP/D.A.Press.

Da escola, no bairro do Janga, os estudantes saíram para conhecer os principais pontos turísticos de Paulista. Desde o início do ano letivo, as turmas já visitaram a Igreja de Santa Isabel de Portugal, conhecida como Catedral de Paulista; o Forte de Pau Amarelo, e o Casarão e Jardim dos Coronéis. Um dos locais preferidos dos pequenos exploradores foi a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Médicos, localizada a alguns metros da escola. As cores azul e branca na fachada do templo chamaram a atenção dos estudantes.

Depois de realizarem os passeios, os alunos produziram textos, entrevistaram moradores da cidade e conheceram a bandeira e o hino do município. “Eles sabiam mais sobre a história e o Centro do Recife do que as tradições e o Centro de Paulista, mesmo vivendo aqui”, observou a professora Andressa Maia, 38 anos. “O projeto, que vai durar até o fim deste ano letivo, busca resgatar a identidade da cidade. Nosso objetivo é fazer com que os alunos se reconheçam como cidadãos de Paulista”, completou a professora Jacilene Jesus, 45.

Em agosto, a escola receberá a visita do compositor Joel Andrade da Silva, autor da melodia do Hino de Paulista. Os pontos turísticos do litoral, como a Praia de Maria Farinha, também serão visitados no segundo semestre. “É um projeto que envolve várias disciplinas, pois destacamos os aspectos históricos e geográficos da cidade. Também trabalhamos a linguagem ao estimular a produção de textos e a realização de entrevistas”, destaca Andressa.

Os estudantes aguardam o fim das férias escolares para continuar desbravando a cidade que, agora, se orgulham. “O projeto foi importante para mim e para os meus colegas porque descobrimos nossa cidade. Assistimos a vídeos, fizemos passeios e vimos que a nossa cidade é bonita e cheia de histórias legais”, revelou Nayanne Aquino, 10 anos, aluna do 5º ano (antiga 4ª série).

Confira os pontos turísticos de Paulista na galeria de imagens:

data-width="100%"

data-ratio="16/9"

data-allowfullscreen="true"

data-nav="thumbs"

data-transition="slide"

data-clicktransition="crossfade"

data-fit="cover">

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...