Vida Urbana

Exposição reúne importante acervo indígena em Buíque

Furna Mina Grande. Foto: Elisabeth Leal/Divulgação

 

Fruto de um projeto de formação com mais de 100 educadores (as) indígenas, a mostra reúne importante material produzido e organizado desde 2013 até junho deste ano. Fotografias, vídeos, CDs, dissertações, artigos, recortes de jornal e parte do acervo digitalizado do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) - relacionados a esta etnia e datados do início de 1980 - vão estar expostos no museu indígena da comunidade.

 

Foto: Acervo do Cimi/NE/Divulgação

 

O projeto foi apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

 

O projeto - "Kapinawá, meu povo conta e canta: memórias, samba de coco e furnas" teve início em 2013 e finalizou em junho 2015. Coordenado pela antropóloga Lara Erendira junto com os professores (as) indígenas Maria do Socorro França, José Ilton Bezerra e o Cacique Robério Francisco Maia, reuniu e produziu amplo acervo sobre o patrimônio cultural deste povo. As ações iniciadas por este projeto terão continuidade este ano, em novo projeto apoiado pelo Funcultura. No projeto atual, a pesquisa iniciada será aprofundada para a construção de livro didático escrito pelos (as) professores (as) Kapinawá.  

Resistência Kapinawá - A exposição se dará em um espaço que é símbolo da luta pela terra. Ela acontece na sede de uma fazenda que foi retomada em 2011, e desde então, ressignificada pelo povo e transformada em uma escola indígena, com salas de aula, biblioteca, horta escola e também no Museu Kapinawá. Não por acaso, a exposição se dará no coração da resistência atual.

Serviço

Exposição "Em Kapinawá tem" e Inauguração do Museu

Quando: Quinta (23/07/15)

Onde: Terrítório Indígena Kapinawá Espaço Sagrado Ajucá, Buíque/PE

Informações: Lara Erendira Andrade (81) 9 9688.4698

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...