Vida Urbana

Garanhuns ganha planetário nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Adquirido pela Secretaria de Educação de Garanhuns, o objetivo do equipamento é ampliar o espaço de aprendizagem e aproximar os alunos da rede pública dos estudos de ciência. Segundo o físico e mestre em tecnologia educacional, André Luís Parreira, diretor da Hiperlab, empresa responsável pela implantação do Planetário Dr. Mauro Souza Lima, a tecnologia empregada é a mesma utilizada em grandes universidades no exterior e contribui para a popularização da ciência no país.

“Ao trazer o conhecimento de coisas que os alunos não aprenderiam na sala de aula, a tecnologia estimula as novas gerações a tomarem gosto pelos estudos científicos. É um investimento no futuro do país”, afirma o especialista.

Já para a secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, o planetário dará um novo estímulo à educação na cidade. "O planetário, além de ser um ambiente digital-pedagógico, é também um espaço de aprendizagem significativo, no qual os alunos e visitantes adquirem novos conhecimentos."

Planetário Dr. Mauro Souza Lima

Construído em aço e fibra de vidro, o novo planetário é totalmente digital e será o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, formada por uma rede de triângulos, semelhantes aos gomos de uma bola de futebol, que lhe conferem um formato esférico. O espaço interno tem 40 poltronas confortáveis e reclináveis.

Diferentemente das tecnologias analógicas, no planetário digital o próprio professor pode operar o sistema com um controle remoto ou até mesmo um tablet. “O sistema de operação é fácil e intuitivo. Antes, era necessário que cada imagem fosse inserida manualmente por um astrônomo, o que aumentava os custos e tornava o processo mais demorado”, afirma Parreira.

Ainda segundo ele, os professores também podem instalar um software em seu computador pessoal e preparar apresentações personalizadas para cada turma. Além disso, de acordo com o especialista, o planetário digital pode ser usado para outros conteúdos além da astronomia.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...