Vida Urbana

Ciclistas querem faixa na Rua do Futuro

Contagem da Ame ciclo registrou fluxo de 2,5 mil usuários de bicicleta que seriam beneficiados. CTTU disse que estuda implantação, mas não há data prevista

Levantamento alerta para fluxo de ciclistas que trafegam na via pela contramão. Foto:Paulo Paiva/DP/D.A.Press

A medição, que foi realizada em 18 de março, nos cruzamentos desta via, da Avenida Conselheiro Rosa e Silva e da Avenida Rui Barbosa, com a Avenida Doutor Malaquias, contabilizou 2,5 mil bicicletas das 6h às 20h.

A Ameciclo argumenta que além de atender o fluxo existente na via, os ciclistas que trafegam nas avenidas Rui Barbosa e Conselheiro Rosa e Silva também seriam atraídos para a faixa, já que ambas sofrem diariamente com grandes congestionamentos.

Uma ciclofaixa bidirecional seria importante para a continuação da ciclovia na Rua Padre Roma, contribuindo para ligar vários bairros da Zona Norte ao Derby. Outro ponto identificado pela contagem é o grande número de usuários de bicicleta que anda na contramão ou na calçada, já que as quatro vias estudadas são de mão única.

A proposta do grupo é retirar parte das vagas de estacionamento na Rua do Futuro para dar lugar a uma ciclofaixa. A associação argumenta que os 2,5 mil ciclistas trafegam no local em más condições de segurança, enquanto 200 automóveis ficam estáticos na via.

O coordenador da Ameciclo, Daniel Valença, diz que embora o número de bicicletas não seja tão grande quanto em outras áreas, o cenário na Rua do Futuro é diferenciado. “Encontramos muitos adolescentes utilizando a bicicleta para ir à escola. Embora isso também ocorra em outras ruas, o número de jovens que fazem esse percurso sozinhos, sem a companhia da mãe ou do pai é maior”, conta.

Segundo dados da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), cerca de 24 mil veículos trafegam por dia na Avenida Rui Barbosa, enquanto na Rosa e Silva esse número salta para 33 mil. Na Rua do Futuro essa quantidade é desconhecida, pois a via não tem fiscalização eletrônica.

Em nota, a CTTU afirmou que a ciclofaixa não está descartada, mas não há previsão para implantação, “uma vez que este tipo de equipamento requer simulações e estudos de tráfego, que irão permitir encontrar a melhor solução para a localidade”.

Fluxo de ciclistas no cruzamento Rui Barbosa x Dr. Malaquias

795 ciclistas

20% andam na contramão

15% pela calçada

742 homens

53 mulheres

57 ciclistas por hora

115 no pico, entre 17h e 18h

Rua do Futuro x Dr. malaquias

894 ciclistas

29,1% pela contramão

19,9% pela calçada

836 homens

58 mulheres

64 por hora

83 no picom entre 6h e 7h

Rosa e Silva x Dr. Malaquias

857 ciclistas

14,5% na contramão

14% pela calçada

809 homens

48 mulheres

61 por hora

103 no pico, entre 17h e 18h

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...