Vida Urbana

Recife pode ganhar Rede de Mobilização Social premiada pelo Google

O Recife está entre os sete municípios finalistas da Rede Nossas Cidades e pode ganhar aplicativos, ferramentas e equipe dedicada a aproximar cidadãos das decisões políticas. Dois recifenses engajados com os movimentos de cidadania, Isabel Cavalcanti e Fernando de Holanda, estão na final do processo seletivo da a rede de mobilização que atua desde 2011 no Rio de Janeiro, usando novas tecnologias e novas linguagens para conectar pessoas interessadas em participar dessas discussões.

No último final de semana, eles lançaram uma campanha de financiamento coletivo na internet para levantar recursos para fundação da Rede de Mobilização “Meu Recife”. A dupla tem reverberado o desempenho do Recife em alguns rankings desenvolvidos a partir de indicadores sociais, que apontam que a cidade é uma das 50 mais violentas do mundo , onde mais se morre no trânsito no Brasil e uma das 10 cidades do mundo onde mais se perde tempo em deslocamentos urbanos .

Em apenas quatro dias, a campanha já conseguiu levantar quase a metade dos R$ 15 mil reais necessários para viabilizar o projeto. O dinheiro será investido na adaptação das ferramentas da Rede para o Recife, na formação da dupla em uma residência de imersão com mobilizadores de outras cidades e em um ano de suporte dado pelas equipes de estratégia e tecnologia da Rede, que já conquistaram importantes vitórias no Rio e em São Paulo.

Caso os recifenses consigam levantar os recursos, uma das ferramentas que estará disponível é o aplicativo Panela de Pressão, um canal direto entre

o cidadão e o poder público onde qualquer pessoa pode criar uma mobilização sobre uma causa específica da cidade e recolher apoios de quem concorda.

Em 2014, o Panela de Pressão foi usado pelos cariocas para pressionar o Secretário de Segurança Pública a instalara primeira delegacia de casos de desaparecidos do estado, causa que foi vitoriosa e cujo projeto já se encontra em

fase de implantação.

Para provar suas capacidades de mobilização e a vontade dos recifenses de ter a rede Isabel e Fernando, têm pouco mais de um mês para levantar o que falta dos 15 mil reais. Para ser um apoiador dessa ideia e ajudar a financiar essa rede de mobilização basta fazer qualquer doação acima de R$25 reais.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...