Vida Urbana

Aurora dos Carnavais reúne blocos tradicionais neste domingo

Encontro que conta com 29 blocos começa às 16h

Aurora dos Carnavais, em 2014, reuniu cerca de 15 mil pessoas. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press (Arquivo)

A beleza dos tradicionais Blocos Líricos Pau e Corda vai tomar conta da Rua da Aurora, neste domingo (1º). O local irá receber a 16ª edição do Movimento Cultural Aurora dos Carnavais, encontro de 29 blocos, entre infantis e adultos, a partir das 16h até as 21h30. Neste ano, o evento irá homenagear o frevo, com o lançamento de duas músicas inéditas, e os compositores falecidos Alcides Vespasiano e Aldemar Paiva.

“O frevo é um patrimônio nosso, então nada mais justo do que incorporar isso”, afirmou uma das coordenadoras do evento Wena Lúcia de Souza. Dos 29 blocos participantes, dois são infantis e dois estreantes: Damas e Valetes, de Olinda, e Folguedos, de Surubim, no Agreste de Pernambuco. O cortejo com os flabelos sairá da frente do Movimento Tortura Nunca Mais em direção a um palco montado também na Rua da Aurora.

As atrações convidadas são a Orquestra de Frevo Raízes de Pernambuco, os cantores Claudionor Germano e Netinho Ventura, além de grupo de passistas e do Coral Edgar Moraes. Os cortejos serão acompanhados por duas Orquestras de Pau e Corda. As músicas inéditas, que serão tocadas na abertura, são “Viva o Aurora dos Carnavais” e “Aurora dos Carnavais”, de Humberto Vieira e Ely Madureira.

História

O Aurora dos Carnavais surgiu quando Romero Amorim e um grupo de amigos decidiu enaltecer o frevo e os blocos tradicionais do estado. “O primeiro aurora teve três blocos e agora a gente está com 29. Foi crescendo ao longo dos anos e chegamos a 15 mil pessoas, em 2014. É uma festa muito bonita, com muito brilho, que abrange gente de todas as idades”, acrescentou Wena Souza.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...