Vida Urbana

Recife elege majestades da folia

Dançarina e ator venceram disputado concurso para rei e rainha do Recife, que também contou com candidata diferente dos padrões

Rei e rainha foram coroados em um belo cenário no Pátio de São Pedro, em São José. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O Carnaval do Recife 2015 já tem sua realeza. A dançarina Ruanna Karina, 26 anos, e o ator Henrique Marinho, 24, foram coroados majestades por uma comissão de sete jurados. A eleição aconteceu na noite de ontem, numa festa que contou com a Orquestra Popular do Recife e um público expressivo formado por amigos e familiares dos candidatos. Os vencedores receberão, cada um, R$ 18 mil, e ficarão hospedados no Recife Praia Hotel durante os quatro dias de carnaval.

Com 123 kg, Henrique Marinho participou do concurso de Rei Momo pelo quarto ano consecutivo. Ele não economizou simpatia e acredita que a sua vitória está relacionada à elegância que mostrou. Ator, bailarino popular e modelo, Henrique vive em Jardim Brasil com os pais e dança desde os 13 anos de idade.

Essa também não foi a primeira vez que Ruanna participou da competição. Moradora do Ibura, disputa a coroa há sete anos. Além de frevo no pé, provou que tem alegria de sobra para contagiar os foliões. “Fui princesa três vezes e nunca desisti. A minha trajetória me ajudou a chegar até aqui”, discursou ela, que é professora de danças populares e e integra o Balé Popular do Recife.

As novas majestades receberam as coroas dos vencedores de 2014, Washington Barbosa e Simone Maria. A rainha e o Rei Momo prometeram um reinado de alegria e magia, bem ao clima do carnaval.

Simpatia plus size contagia a plateia

Entre as 14 finalistas estava a operadora de caixa Maria Lúcia Silva, 33, a Cinha, como é mais conhecida. Mesmo sem vencer a competição, recebeu os cumprimentos de jurados e outras candidatas por entrar para a história do concurso como a primeira gordinha. “Eu queria mostrar que as cheinhas também podem frevar”.

Cinha entrou para a história do concurso como a primeira gordinha. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Desde a primeira eliminatória, Cinha esteve acompanhada de uma torcida de peso, com familiares e alunas do curso de aeróbica que ministra no Totó. Para a final, ela escolheu um figurino que representou o orixá Oxum. “A participação dela serve de motivação para que outras com o mesmo perfil participem do concurso nos próximos anos”, enfatizou Albemar Araújo, coordenador da disputa.

Cinha também foi a mais velha entre as candidatas. Ela prometeu se inscrever no concurso do ano que vem. Deixou o Pátio de São Pedro com a mesma autoestima que a fez quebrar padrões.

Critérios para ser rainha e rei momo do Carnaval

- Ser maior de 18 anos

- Conhecer a cultura pernambucana

- Simpatia

- Presença de palco

- Postura

- Graciosidade

- Habilidade com o frevo

Premiação

18 mil é a premiação para o casal (cada um) que vencer o concurso, além de quatro diárias no Hotel Palace Recife durante o Carnaval

49 mulheres se inscreveram para o concurso

24 passaram para a segunda fase

14 se classificaram para a final

24 homens se candidaram para ser rei momo

12 passaram para a segunfa fase e seguiram para a final

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...