Vida Urbana

Prevenção: usar camisinha é indispensável para evitar doenças

Aids, sífilis, gonorreia e Cancro mole são algumas das DSTs que são prevenidas com uso de preservativos


Falta menos de um mês para o carnaval. Uma das festas mais esperadas no ano é sinônimo de diversão, mas durante os dias de folia é preciso reforçar a atenção com a saúde. Segundo o Ministério da Saúde (MS), apesar de 94% dos brasileiros afirmarem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), 45% dos sexualmente ativos confessam que não usaram preservativo nas relações sexuais consideradas casuais no último ano.

A procura por exames de diagnóstico de DSTs cresce cerca de 20% nas semanas seguintes à do carnaval, mas a prevenção ainda é a melhor estratégia. O contágio de doenças como Aids, sífilis, gonorreia e Cancro mole podem acontecer por via oral, vaginal ou anal e é por isso que a camisinha é item indispensável durante a folia.


Para incentivar o uso do preservativo, a procura por diagnóstico e tratamento, no caso de contágio, o Ministério da Saúde lançou, na última quarta-feira (28), a campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. O ministério pretende distribuir 70 milhões de preservativos e a meta, chamada de "90-90-90" é fazer o teste em 90% das pessoas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020.

[VIDEO1]

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...