Vida Urbana

Maestro Spok comemora 30 anos de folia como homenageado do carnaval

Se o nome Inaldo Cavalcanti de Albuquerque for falado, as pessoas não vão identificar de quem se trata. Agora, chame-o pelo apelido de Spok, que todo mundo sabe que está se referindo ao maestro de uma das orquestras de frevo mais conhecidas da atualidade. Ele nasceu em Igarassu e começou seu contato com os instrumentos musicais aos 13 anos, quando estudava na escola Polivalente de Abreu e Lima. Seu grupo de amigos era todo formado por meninos interessados pela música e foi graças a um desses colegas que começou a sua trajetória, inicialmente com uma flauta doce. Um ano depois, conheceu o saxofone e se apaixonou pelo instrumento. Quando completou 16 anos, o menino veio para o Recife e começou seus estudos no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, onde estudou com o professor e Maestro Edson Rodrigues.

Maestro conhecido no Brasil e no mundo, Spok recebeu em 2015 a honra de ser um dos homenageados do Carnaval do Recife, mas se engana quem pensa que ele aceitou de primeira. O artista não se sente à vontade com sua homenagem, pois acha que existem outras pessoas que mereciam ter seus trabalhos lembrados. ” Olhe, foi uma coisa que me deixou muito feliz, mas é uma honraria que não me deixa à vontade até hoje. Eu vejo tantos outros mestres que trabalham com frevo há muito mais tempo do que eu e que nunca receberam uma homenagem deste tipo. Eu achava que teriam muitos outros anos pela frente para me homenagearem pelo meu trabalho”, afirmou.

Para poder aceitar o convite, Spok precisou ser convencido pelo prefeito Geraldo Julio, que explicou o motivo de ter o escolhido para a homenagem. ” O prefeito me falou que a partir deste ano ele está com a ideia de homenagear uma tradição, o Clube Bola de Ouro, e uma nova geração. Fiquei feliz porque entrei na nova geração, me senti bem mais novo.  Depois dessa explicação, resolvi aceitar, mas é uma coisa que ainda me deixa desconfortável.”

O Carnaval este ano vai ter um sabor diferente para o homenageado. O momento mais esperado e pensado é a abertura oficial do evento, na sexta-feira, no Marco Zero. Spok resolveu que vai reunir as pessoas que fizeram e fazem parte da sua carreira musical para se apresentar junto a ele. Vão estar presentes alguns mestres e artistas convidados, como Almir Rouche, Alceu Valença, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Edu Lobo, Geraldo Azevedo, Fagner, Nena Queiroga e a Banda de Pau e Corda. O maestro também está preparando um momento que, para ele, será extremamente emocionante. Ele vai receber no palco os seus filhos Yure, Illana e Nilinho, e seus netos, Bento e Tomé, para tocarem uma música juntos.

Confira a reportagem completa no blog João Alberto

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...