Vida Urbana

Batalhão de Choque é acionado para conter novo tumulto no Complexo do Curado

Tensão volta a ser registrada após dez dias do final de rebeliões que resultaram em quatro mortes. Foto: Whatsapp do Diario

A delegada Eliane Caldas, da Força-Tarefa da Polícia Civil, e o secretário-executivo de Ressocialização, Éden Vespaziano, também chegaram ao local, mas não falaram com a imprensa. Apesar da confusão, as visitas continuam acontecendo.

A revolta dos detentos tem relação com a Operação 100% Legal, iniciada neste sábado e que implanta uma série de novas restrições nas revistas, como mais rigidez na entrada de alimentos levados pelos parentes dos presos. As novas regras foram anunciadas na última quinta-feira pelo Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE). A decisão foi tomada pela categoria em assembleia.

A revolta tem relação com a Operação 100% Legal, que implanta novas restrições nas revistas, como mais rigidez na entrada de alimentos levados pelos parentes dos presos. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press

[SAIBAMAIS]Outros compromissos assumidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foram a chegada de 20 advogados para auxiliar nas análises dos documentos, o incremento de 25 servidores e a designação de cinco juízes para a vara. Os magistrados atuarão por 180 dias. Atualmente tramitam cerca de 600 pedidos de livramento condicional, transferências, progressão de regime e metade deles são de detentos do Complexo do Curado.

As rebeliões levaram ainda o governador Paulo Câmara a decretar estado de emergência no sistema e a assinar, na última quarta-feira, um decreto com medidas que incluem a intervenção no Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, que deixará de ser uma obra Público-Privada para ser apenas pública, e a criação de uma força-tarefa para lidar com os problemas nos presídios de Pernambuco que têm um déficit de cerca 20 mil vagas.

Com informações do repórter Wagner Oliveira, do Diario de Pernambuco

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...