Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Santa Catarina

Certificação internacional Bandeira Azul consagra três praias da Costa Verde & Mar

O certificado também engloba as marinas, onde a Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, está entre as cinco habilitadas no País

Publicado em: 26/09/2018 11:47 | Atualizado em: 26/09/2018 11:55

Praia de Balneário Camboriú será uma das que receberá certificado internacional como uma das mais belas do mundo. Imagem: Divulgação
As praias da região turística Costa Verde & Mar, em Santa Catarina, são mais azuis. A qualidade do banho de mar e os cuidados com a segurança e sustentabilidade foram os quesitos que garantiram a certificação internacional da Bandeira Azul nas praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, além da Praia de Balneário Piçarras. As praias foram aprovadas pelo júri internacional do projeto em Copenhague, na Dinamarca e a certificação consagrara a beleza e estrutura destas três orlas pela primeira vez no programa. O certificado também engloba as marinas, onde a Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, está entre as cinco habilitadas no País. A cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para novembro.

Para a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, Ana Maria Alves dos Santos, a certificação internacional é o reconhecimento do empenho e dedicação do trade e do poder público. “Ter nossas praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul é uma conquista de valor único para o destino. É informar e assumir publicamente o nosso compromisso e responsabilidade com o meio ambiente, onde buscamos constantemente criar estruturas de preservação sem abrir mão de fomentar a economia com uma indústria turística sustentável para que moradores e turistas conheçam seu papel e o poder público forneça os meios necessários para o objetivo desejado”, destaca.

A certificação internacional Bandeira Azul é um programa ambiental destinado a praias e marinas. O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a importância de proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar ações que conduzam à resolução de conflitos exigentes. O programa teve início na Europa, em 1987, mas começou a ser aplicado apenas em 2004 no Brasil.

Também recebem o certificado Bandeira Azul outras praias de Santa Catarina, são elas: a Praia de Palmas e Praia Grande, ambas em Governador Celso Ramos e a Lagoa do Peri, em Florianópolis, além do Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, na categoria Marinas.

Confira a certificação neste ano:
 
Praias
- Praia do Tombo, Guarujá (SP);
- Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC),
- Praia de Palmas, Governador Celso Ramos (SC),
- Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC),
- Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)
- Praia do Peró, Cabo Frio (RJ)
- Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC)
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC)
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)
 
Marinas
- Marinas Costabella, Angra dos Reis (RJ),
- Marinas Nacionais, Guarujá (SP).
- Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
- Marina Kauai, Ubatuba (SP)
- Marina Tedesco, Balneário Camboriú (SC)

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável
- Água Viva Mergulho, Florianópolis (SC)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco