Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

BONECOS

Museu do Mamulengo aposta na difusão da cultura regional

Localizado no bairro do Varadouro, em Olinda, espaço é o primeiro da América Latina voltado para exposição de bonecos

Publicado em: 24/04/2018 12:21 | Atualizado em: 24/04/2018 12:29

Em celebração ao Dia Internacional do Museu, o Espaço Tiridá realizará uma exposição especial no próximo dia 18 de maio. Fotos: Divulgação/ Sandro Barros

No coração de Olinda, mais de 1.2 mil bonecos de regionais dão vida ao Museu do Mamulengo - Espaço Tiridá, o primeiro da América Latina voltado para a tradição. Localizado no bairro do Varadouro, em Olinda, a área agrega costumes da cultura pernambucana em alas temáticas abertas para visitação de estudantes e público em geral. Difundir as várias manifestações do conhecimento popular, fazendo com que mais pessoas possam ter acesso a ele, é um a das missões do museu, que existe há quase 25 anos. 

Em celebração ao Dia Internacional do Museu, o Espaço Tiridá realizará uma exposição especial no próximo dia 18 de maio. A programação será em homenagem ao Mestre Salón de Carpina, um dos grandes expoentes da cena do mamulengo regional. Também haverá uma oficina de carimbos de xilogravura e palestra, agendada para às 14h. Mais cedo, será realizada uma palestra sobre “Morte e Mamulengo”, às 11h. Neste dia, a entrada vai custar o preço simbólico de R para todos os visitantes.  “Cerca de 80 peças do Mestre Solón foram doadas ao museu, restauradas e tombadas. Com o título “Solón Vive”, queremos resgatar a memória do grande Mestre”, explica Luciano Borges, antropólogo  e diretor do museu do mamulengo. 
 
Turismo de tradição  

O passeio pelo museu inclui a visitação à diversas salas temáticas. Há espaços voltados para o mundo sobrenatural, no qual estão concentradas figuras do imaginário mítico da cultura pernambucana e religiosa como o Papa-figo. Bonecos do século XIX criados pelos maiores bonequeiros do Brasil também ganharam uma sala especial dentro do museu. Além dessas, há um espaço voltado para os costumes da região, no qual são ilustradas cenas do interior, como a Casa de Farinha, casamentos matutos e enterros, Bumba Meu Boi. 

No começo de 2017 o espaço foi reformado para aconchegar os visitantes. Uma das propostas da administração é receber os alunos das redes municipal e estadual ao longo de todo o ano para que os jovens utilizem os conhecimentos folclóricos como recursos de aprendizagem. Para incentivar a presença desse grupo, o Museu instaurou a gratuidade para grupos de estudantes de escolas da rede pública. Os alunos da rede privada podem ter acesso ao museu a partir da compra dos ingressos na bilheteria, que fica no local, no valor de R. 

Quem deseja conhecer o espaço pode realizar a visita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Museu do Mamulengo - Espaço Tiridá fica na Rua de São Bento, n° 344, no bairro do Varadouro, em Olinda. Os ingressos custam R a inteira. A estrutura conta com um auditório, que além de ter o uso aberto ao público desde que pré-agendado, pode ser usada para aulas, oficinas e exibições de filmes temáticos.

Serviço

Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá
Rua de São Bento, 344 – Varadouro, Olinda
Visitas: De segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
Entrada: R$ 4,00 (INTEIRA) R$ 2,00 (MEIA).



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco