Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

América do Sul

Viva Colômbia

Se antes havia receio de escolher a Colômbia como destino na América do Sul, agora o país é uma parada obrigatória desde o acordo de paz assinado entre o governo e as Farc. Em dezembro, a Avianca começou a operar um voo direto do Recife para Bogotá. Com saída todas as segundas-feiras, em apenas seis horas é possível chegar na nação vizinha e conhecer metrópoles e paraísos caribenhos.

Publicado em: 06/03/2018 15:39 | Atualizado em: 06/03/2018 18:00

BOGOTÁ



Com mais de oito milhões de habitantes, Bogotá é a pedida certa para os amantes de grandes capitais. Restaurantes e hotéis elegantes estão concentrados na Zona G, que se transformou nos últimos anos em um importante destino gastronômico, com estabelecimentos de chefs renomados. Na Zona T, uma centena de bares e cassinos, um ao lado do outro, esquenta a noite nos finais de semana. Reserve sua vaga no Pub Crawl Bogotá e faça um tour por diferentes bares e festas.
  
Para os apaixonados por história, a cidade não decepciona. No bairro da Candelária estão concentrados os mais importantes museus como o de Botero e o Del Oro, além do Congresso Nacional e do Palácio da Justiça. A dica é fazer um roteiro com o pessoal do Free Walking Tour, são professores de histórias que contam a história da cidade e mostram os principais pontos do bairro. Reserve uma manhã para o passeio e escolha os museus que você quer visitar para a tarde.



A apenas 25 km da capital, em Zipaquirá, está a Catedral de Sal, santuário religioso construído em uma mina subterrânea de sal a 180 metros sob a superfície. É um experiência encantadora que se torna mais surpreendente quando se descobre que os mineiros construíram tudo sem ajuda de maquinários.

Não se pode deixar de conhecer o Andrés Carne de Rés, que tem duas unidades, uma em Chía e outra que abriu recentemente na Zona T. Para quem optar pelo original, um bus party leva de Bogotá até a cidade vizinha, com retorno às três da manhã. Excelente balada com boa comida.

CARTAGENA



Não sei se foi o calor de 32° C (em qualquer momento do dia),  a brisa do mar que insistia em tentar se fazer presente ou seus casarões centenários. Mas, estar em Cartagena foi como voltar para casa. Dentro da Ciudad Amurallada, Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1984, a vida passa em outro ritmo. 

Turistas espalhados e os mais abastados bogotanos passam o fim de semana na joia da coroa colombiana. A graça de estar no centro histórico de Cartagena é poder desbravá-la livremente, sem pressa. Entre suas ruelas, varandas floridas, carruagens com cavalos, restaurantes e lojas para todos os bolsos. Aqui a dica é: não faça planos, apenas viva o momento nesta cidade mágica.

PRAIAS



Apesar de banhada pelo Oceano Pacífico, as praias próximas ao centro e em Bocagrande - zona mais moderna da cidade - não são nada do que você espera quando escuta a palavra “C-a-r-i-b-e”. Para encontrar o tão sonhado mar caribenho, sem precisar gastar muito, basta ir até a Isla Barú. Lá é possível conhecer várias outras ilhas menores e encantadoras. Mas não se assuste com a infraestrutura, que não é das melhores. A primeira impressão não vale.

AOS OLHOS DE GABO

Prêmio Nobel de Literatura, o colombiano Gabriel García Márquez traz Cartagena em muitos dos seus romances. O amor nos tempos da cólera, por exemplo, foi ambientado a partir de suas percepções sobre a cidade. Vários outros lugares trazem algum passado de Gabo. Por fim, em 2016, suas cinzas foram depositadas no Claustro La Merced da Universidade de Cartagena.

SAN ANDRES

A experiência em chegar na Ilha de San Andrés, a 700 km de distância da costa colombiana, começa antes de firmar os pés na areia. Do avião é possível ver a paleta de cores do mar que vai do azul profundo até um verde água translúcido. Providencia e Santa Catalina são duas ilhas próximas que valem a visita. Ah, não deixe de nadar com as mantarrayas!

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco