Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Dicas Paris, a cidade do amor, se enche de cores durante o verão europeu Além da extensa e variada programação cultural, durante o verão, os monumentos e atrações turísticas da capital francesa continuam maravilhando turistas; elabore seu próprio roteiro

Por: Carlos Altman - Estado de Minas

Por: Lucianna Rodrigues

Publicado em: 14/07/2017 10:06 Atualizado em:

Foto: Carlos Altman/EM
Foto: Carlos Altman/EM


Nos parques e praças da cidade, como o Trocadero, dezenas de turistas invadem o espelho d’água e se banham debaixo das fontes para minimizar o efeito do calor. Ao fundo, a Torre Eiffel, com 320 metros de altura, é o principal monumento da capital francesa, localizada às margens do Rio Sena. O primeiro andar, a 57 metros de altura, tem um cinema contando a história da construção da torre. No segundo, há um conceituado restaurante, o Júlio Verne; e, no topo, se avista toda a cidade, até 70 quilômetros de distância.

Refúgio de Victor Hugo

Não deixe de conhecer a praça Des Vosges, no bairro boêmio do Marais. O escritor Victor Hugo viveu no 2º andar do antigo hotel de Rohan-Guéménée, situado na praça, entre 1832 e 1848. O autor escreveu ali algumas de suas maiores obras, como Os miseráveis. A praça parece uma fortificação. Ao entrar nela, o turista se depara com cafés e bares com as mesas voltadas para a praça. O local concentra galerias e ateliês de artistas plásticos. Estudantes e turistas aproveitam os dias ensolarados para levar cestas de alimentos e fazer piquenique na praça. É muito comum em Paris ver alguém comendo sanduíche e bebendo suco ou vinho sentado em um banco de jardim ou praça. Não muito longe dali, você chega ao Centro Cultural George Pompidou (Museu de Arte Moderna). A arquitetura inovadora contrasta com os edifícios vizinhos. Atrás do prédio tem uma praça charmosa com um laguinho com esculturas coloridas dançantes sobre as águas. No entorno, cafés ficam lotados de turistas do mundo inteiro.

Louvre light

Foto: Carlos Altman/EM
Foto: Carlos Altman/EM


Quando for ao Louvre, vá pela manhã. Você estará descansado para poder aproveitar o máximo do museu. Faça como a maioria dos turistas, escolha o roteiro "Louvre Light" —  passagem rápida pelo museu para ver os três mais famosos objetos: a Mona Lisa, a Vênus de Milo e a Vitória Samotrácia. Para visitar todo o acervo do Louvre, que conta com aproximadamente 65.300 obras de arte, seria necessário um mês inteiro de imersão dentro do edifício. Não deixe de visitar o Jardim de Tulherias, localizado em frente ao museu, separado pelo Arco do Carrousel. Essa praça oferece aos turistas um momento raro de contemplação. De um lado, se avista o maior museu do mundo. Pouco mais à frente, está o Museu d’Orsay. Em outra direção, se avista o obelisco da Praça de la Concorde, as árvores da Avenida Champs Élysées e, ao fundo, o Arco do Triunfo. No verão, com as férias escolares, muitos pais levam barquinhos para os filhos brincarem em fontes e lagos desse espaço. O mesmo ocorre nos Jardins de Luxemburgo, bem perto da Universidade Sorbonne.
 
» Programação cultural 
 
Show do Coldplay
Além dos festivais musicais que preenchem a agenda de Paris, artistas internacionalmente conhecidos se apresentam na capital francesa. A famosa banda britânica aterrissa em Paris para três apresentações. Nos dias 15, 16 e 18 julho, no Stade de France, o turista poderá curtir de pertinhos os grandes hits que a banda embala. É importante reservar os ingressos o mais rápido possível, porque a procura é grande. 
» Data: 15, 16 e 18 de julho
» Local: Consortium Stade de France 

Traversée de Paris estivale

Foto: L'Argus/Reprodução
Foto: L'Argus/Reprodução


Para os amantes dos carros clássicos, dia 30 de julho será histórico. Mais de 700 veículos, entre eles motocicletas, carros, tratores, ônibus, participarão do grande encontro anual de carros antigos na cidade. Esses veículos, durante décadas, foram os responsáveis por ocupar as rodovias parisiense e serão homenageados no evento. 
» Data: 30 de julho
» Local: Paris et Ile-de-France
» www.vincennesenanciennes.com

Open Air Cinema

Foto: Lavillete.com/Reprodução
Foto: Lavillete.com/Reprodução


Paris respira arte e cultura, sim. No verão, por todos os lados, é possível encontrar shows, concertos e atividades culturais na cidade.  O Festival de Cinema a Céu Aberto é parada obrigatória para quem gosta de uma boa trama. Durante um mês, entre 20 de julho e 20 de agosto, no Parc de la Villette, diversos filmes serão passados diariamente. Esqueça o conforto das salas de cinema e toda aquela escuridão. No evento, você deverá levar sua toalha, sua pipoca e aproveitar para relaxar no gramado do parque. Para conferir a programação completa, todos os filmes que serão exibidos e seus respectivos horários, acesse o site oficial do evento.
» Data: de 20 de julho a 20 de agosto
» Local: Parc de la Villette
» lavillette.com 

Nuit des étoiles

Foto: L'Internaute/Reprodução
Foto: L'Internaute/Reprodução


Reúna toda a sua família e observe o céu de Paris. No evento Nuit des étoiles, os visitantes poderão contemplar as estrelas e os astros de diferentes lugares da cidade. A proposta é inserir os visitantes no maravilhoso mundo da astronomia. Haverá ateliês, telescópios e diversas atividades de contemplação. Para saber mais e ficar por dentro de todas as atividades do evento, não deixe de acessar o site oficial. 
» www.afastronomie.fr
 
Exposição Christian Dior

Foto: Adrien Dirand/Reprodução
Foto: Adrien Dirand/Reprodução


Paris homenageia um dos maiores estilistas mundias, Christian Dior. O francês é fundador da grife de luxo que se tornou mundialmente conhecida e prestigiada e que leva o nome do estilista. Christian marcou a moda francesa desde 1947 e criou tendências que entraram para as passarelas mundiais desde então. Na exposição, conheça um pouco mais da vida e das obras desse exímio artista que foi tão importante para a história da moda. 
» Data: 5 de julho de 2017 a 7 de janeiro 
de 2018
» Local: Musée des Arts décoratifs

Festival Classique au vert

Foto: Paris Tourist Office/Reprodução
Foto: Paris Tourist Office/Reprodução


Paris combina com música clássica, sim. Afinal, os grandes compositores e músicos mundialmente conhecidos usaram a cidade francesa como palco para seus espetáculos, inspirações e obras. Então, para quem é amante de uma boa música clássica não pode perder o Festival Classique au vert ,que acontecerá no Parc Floral de Paris. O parque é muito belo por ter uma arquitetura única, milhares de flores, esculturas e diversas obras de arte que farão o casamento perfeito entre a música e o local. O evento ocorrerá durante 7 fins de semana, entre 5 de agosto e 17 de setembro. Para verificar a programação completa, acesse o site oficial do evento. 
» Data: 5 de agosto a 17 de setembro
» Local:  Parc Floral de Paris
» www.classiqueauvert.paris.fr

Campeonato Mundial de Luta 
Paris será palco do United World Wrestling Championships. Para quem gosta de uma boa luta, não deixe de ir ao Accorhotels Arena para conferir grandes nomes do esporte no ringue. 
» Data: de 21 a 26 de agosto
» Local: Accorhotels Arena
 
Dica
 
A melhor maneira de conhecer a cidade é andar a pé, de barco e de metrô. Esse, por sinal, é um show à parte, cheio de artistas anônimos se preparando para as apresentações, que vão desde marionetes até tocadores de harpas. Porém, evite  usar o metrô à noite e tome muito cuidado com as bolsas, por causa dos assaltos. Assim que chegar ao aeroporto de Paris, não deixe de comprar a Carta Laranja (Carte D’Orange). É um bilhete que você pode usar em todos os trens, menos no RER, de segunda a domingo, pagando preço bem mais em conta. Aproveite o dia para explorar os principais pontos turísticos às margens do Sena a bordo do BatoBus. Você já deve ter ouvido falar daqueles ônibus abertos que fazem um circuito pelos principais pontos turísticos nas maiores cidades do mundo. No lugar dos ônibus,  o passageiro vai passear de barco pelo Rio Sena. Esse trajeto tem oito pontos de paradas e  o turista pode aproveitar para conhecer os bairros da região.
 
Anote aí
 
Passeios obrigatórios em Paris são: visitar a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a catedral de Notre-Dame e a Basílica du Sacré Coeur, em Montmartre. Visite os museus do Louvre, d’Orsay, Picasso e Louis Vuitton. Explore a região do Hotel de Ville (a prefeitura parisiense), visite as ilhas na região central da cidade. Perca tempo na Champs Élysées e percorra toda a Rue de Rivoli. Vá se divertir na Ópera Garnier, fazer compras na Galleries Lafayette e não deixe de conhecer o cemitério Père-Lachaise. Visite os túmulos de famosos, como Édith Piaf, Oscar Wilde e Alan Kardec. Agora, delícia mesmo é tomar um sorvete caminhando descompromissado pela cidade. Conhecer as pontes Alexandre III ou, a mais romântica de todas, a Pont des Arts, em frente ao Louvre.


Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco