Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Uma Lisboa para a sua pessoa Capital de Portugal fica mais acessível a partir do programa Stopover da TAP, com até 72 horas de permanência antes de prosseguir a viagem na Europa

Por: Paulo Goethe - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/03/2017 14:42 Atualizado em:

A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é um dos pontos mais visitados de Lisboa (Paulo Goethe/DP)
A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é um dos pontos mais visitados de Lisboa

Você já foi a Lisboa? Então vá (mesmo que a resposta tenha sido afirmativa). Palco de tantas partidas ao longo da história, a capital portuguesa agora vive uma nova fase de descobrimentos. É melhor arrumar as malas e aproveitar que ainda falam a nossa língua, porque os norte-americanos estão chegando, estão chegando os norte-americanos. Eles logo se juntarão aos cidadãos de outros países europeus, chineses, japoneses e outras nacionalidades pelo mundo que estão adorando conhecer o que é que Lisboa tem. Nas ruas amplas, nas ladeiras, nos bondes e no metrô, nos miradouros, nas lojas, tascas e restaurantes, uma babel se ouve com elogios aos atrativos de uma cidade que está sempre se reinventando com o cuidado de manter a alma lusitana, ora pois.
 
Destino considerado barato - em hospedagem, alimentação e compras - quando se trata de Europa, Portugal quer deixar de apenas ser porta de entrada para os turistas brasileiros – pernambucanos incluídos. Prestes a comemorar 50 anos do voo Recife-Lisboa, a TAP quer intensificar a divulgação do seu programa chamado Stopover, que permite a experiência de até 72 horas em terras lusitanas sem nenhum custo adicional na passagem. Desta forma, quem vai para outro destino no continente pode reservar um espaço na memória do smartphone para registrar as delícias de Lisboa e do Porto, sem contar possíveis passeios de um dia por Sintra, Cascais e Óbidos.

Depois da compra da passagem e do cadastro no programa da TAP na internet, o viajante tem acesso às ofertas de 60 hotéis e 30 restaurantes, além de serviços de passeios e até entrada gratuita em museus. São 150 parceiros e 23 experiências – algumas inusitadas, como um city tour a bordo de um tuk tuk – que permitem conhecer um pouco a Lisboa que sempre convida para uma segunda temporada. Em seis meses, o Stopover teve a adesão de 40 mil passageiros, sendo 40% deles de brasileiros. A meta é chegar ao final do ano com 150 mil associados, aproveitando o momento em que desta parte do Oceano Atlântico começa-se a ver uma movimentação maior em novamente voltar a fazer as malas. Até dezembro, a TAP espera registrar aumento de 10% no número de brasileiros transportados.

A estratégia da companhia aérea portuguesa é estreitar mais os seus laços com o Brasil, de onde possui voos para Lisboa partindo de nove capitais, sendo quatro delas no Nordeste – além do Recife, Salvador, Fortaleza e Natal. Para os pernambucanos, a história é a mais antiga da região. No dia 19 de abril de 1967 era inaugurado o voo partindo do Recife. O presidente da TAP, Fernando Pinto, deverá participar das celebrações dos 50 anos da rota em evento que será realizado em parceria com o governo do estado.

Com cinco voos semanais saindo atualmente do Aeroporto Internacional dos Guararapes – segunda, quarta, quinta, sábado e domingo – a TAP pretende retomar a escala de uma partida diária a partir de abril ou maio, na pré-temporada do verão europeu. As negociações foram anunciadas na Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada na primeira metade deste mês na capital portuguesa. Mais um bom motivo para pensar em conhecer a terra de onde partiram as naus que mudaram a nossa história. E de voltar com quilos a mais, inclusive na bagagem.

* o repórter viajou a convite da TAP

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco