Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Nordeste Giro por Fortaleza: faça um tour pela cidade e gaste quase nada Confira um roteiro para a capital do Ceará com algumas opções de passeios gratuitos

Por: Iana Caramori - Especial para o Correio - Correio Braziliense

Publicado em: 20/07/2016 10:20 Atualizado em: 19/07/2016 16:25

Apesar de ser inverno, a cidade continua com temperaturas ideias para um mergulho no mar. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A. Press
Apesar de ser inverno, a cidade continua com temperaturas ideias para um mergulho no mar. Foto: Adauto Cruz/CB/D.A. Press

As férias de julho chegaram e não é todo mundo que está com as malas prontas para descansar. Mas o mês acabou de começar e ainda dá tempo de encontrar um destino para relaxar. Fortaleza, a capital do Ceará, pode ser uma ótima opção para aproveitar esse período de folga tão esperado.

Apesar de ser inverno, a cidade continua com temperaturas ideias para um mergulho no mar. Se esse for o seu destino, saiba que Fortaleza tem muitos passeios de graça que vão além das praias. O Turismo separou cinco opções para você conhecer sem gastar muito dinheiro.

Mercado Central
Foto: Glauber Ribeiro/Flickr
Foto: Glauber Ribeiro/Flickr

É o local ideal para quem procura produtos artesanais, como rendas de bilro, cerâmicas, artigos em couro e de decoração. O espaço abriu em 1809 e era usado para vender carne, frutas e verduras. Depois de várias reformas, o local passou a expor apenas o artesanato da região. O Mercado Central tem cinco pavimentos e mais de 500 pequenas lojas. Fica na Avenida Alberto Napomuceno 199, Centro.

Praia de Iracema
Foto: Evaldo HS Nascimento/Flickr
Foto: Evaldo HS Nascimento/Flickr

O nome foi dado por causa do romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar. Quem visita o local pode conferir — além da bela vista para o mar — a estátua A Guardiã, do artista Zenon Barreto. Esculpida em ferro, a imagem mostra a índia Iracema segurando um arco, em posição de batalha. Ainda é possível dar uma volta no píer e apreciar o pôr do sol de um dos melhores lugares da capital do Ceará. Fica na Avenida Beira-Mar.

Catedral Metropolitana
Foto: Jerrye & Roy Klotz MD/Reprodução
Foto: Jerrye & Roy Klotz MD/Reprodução

Projetada por George Mounier, é inspirada na Catedral de Notre Dame, de Paris. Com torres de mais de 70 metros de altura e estilo gótico-romano, o templo foi construído onde antigamente estava a Igreja da Sé. O monumento demorou 40 anos para ser concluído. No interior, vitrais encantam os visitantes. Fica na Praça dos Mártires, no centro.

Museu do Ceará
Foto: Férias no Ceará/Reprodução
Foto: Férias no Ceará/Reprodução

O espaço, criado em 1932, foi a primeira instituição museológica do estado. Entre o acervo de mais de 13 mil obras estão medalhas, móveis, artefatos indígenas, bandeiras e armas. O local também promove cursos, palestras e visitas orientadas. As visitações ao museu acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e a entrada é gratuita. Fica na Rua São Paulo 51, Centro.

Feirinha de Artesanato da Beira-Mar
Foto: Tarso Bessa/Flickr
Foto: Tarso Bessa/Flickr

Todo dia, a partir das 17h, os feirantes começam a erguer suas barracas — são mais de 600 — no calçadão da Avenida Beira-Mar, na Praia do Meireles. Lá, o turista encontra de tudo: cachaças, roupas, produtos artesanais e comidas típicas do Ceará. Os preços já são baratos, mas ainda é possível pechinchar. A feira a céu aberto é o local ideal para comprar lembrancinhas para todos os parentes.

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco