Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Canadá Roteiro revela gastronomia e arquitetura da charmosa Prince Edward A província é famosa por belo espetáculo do pôr do sol às margens do lago Ontário. Passeios pelas vinícolas da região também são uma boa pedida

Por: Vinicius Nader

Publicado em: 14/06/2016 09:50 Atualizado em: 07/06/2016 17:23

Foto: OTMPC/Divulgação
Foto: OTMPC/Divulgação

Se precisássemos definir Prince Edward em apenas uma palavra, não haveria outra: charme. A província de Ontario reúne um pôr do sol famoso no verão, construções do estilo colonial e vinícolas. Isso tudo à beira do Lago Ontario, um dos que formam a região dos grandes lagos do Canadá e fazem parte da queda do Niágara, ali pertinho.

Os passeios às vinícolas e destilarias - o Canadá produz uísque, uma surpresa para muita gente - unem gastronomia de qualidade a degustações harmonizadas que podem levar qualquer um ao pecado da gula. Não se furte. Depois você se confessa!

O país desponta na produção de vinhos. Da uva congelada vem o ice wine. Foto: OTMPC/Divulgação
O país desponta na produção de vinhos. Da uva congelada vem o ice wine. Foto: OTMPC/Divulgação

Para quem pensa que o inverno rigoroso é prejudicial às uvas, os produtores canadenses dão uma lição: das frutas congeladas é extraído o açúcar e fabricado o ice wine. A bebida docinha e de alto teor alcoólico faz sucesso por lá.

Direto da terra
Prince Edward também é conhecida pela produção de alimentos orgânicos. Da Vicki’s Veggies Farm, por exemplo, saem nada menos que 200 variedades de tomate — há o mais ácido, o menos picante, o próprio para se comer verde e outros inimagináveis. Tudo plantado ali. E aberto à população que disputa mudas, frutos, geleias, molhos e outros produtos nos diversos festivais promovidos durante o ano. Além dos tomates, o local tem estufas de folhas como rúcula, alface e couve.

Nos campos, o plantio de lavanda e o cultivo de produtos orgânicos. Foto: OTMPC/Divulgação
Nos campos, o plantio de lavanda e o cultivo de produtos orgânicos. Foto: OTMPC/Divulgação

Vinho, massa ao molho de tomate. Falta alguma coisa? Sim, queijo! As fazendas que produzem queijo de Prince Edward são parada obrigatória para quem quer se deliciar com os produtos fresquinhos. Blue cheese, cheddar e vários tipos de mussarela são as especialidades dessa cidade que tem a cara do verão.

* O repórter viajou a convite do turismo de Toronto

Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco