Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Dicas Roteiro básico para poucos dias em Buenos Aires Com disposição, é possível conhecer os pontos turísticos principais da capital portenha

Por: Luciana Morosini

Publicado em: 15/06/2016 10:21 Atualizado em: 16/06/2016 16:28

Casa Rosada é parada obrigatória no roteiro. Foto: Enzo F./Flickr
Casa Rosada é parada obrigatória no roteiro. Foto: Enzo F./Flickr

Não é difícil e nem precisa de muitos dias para fazer o roteiro básico de turismo em Buenos Aires. Basta organizar bem o tempo que dá para conhecer bastante coisa na capital argentina em pouco tempo. Claro que, desta forma, o roteiro será mais corrido e que o ideal é ter mais tempo para aproveitar tudo com calma. Mas se tempo não é o forte da viagem, além de visitar Palermo, seus pontos turísticos e sua noite agitada, aproveite as dicas abaixo e organize seu roteiro.

Turismo de dia e agito de noite, Palermo é o bairro descolado

Como a disposição varia de um dia para o outro quando se está viajando, o roteiro não determina o que fazer em cada dia da viagem. Apenas dá dicas para um turno do dia, que pode ser feito pela manhã ou à tarde, e de um dia inteiro, de acordo com a proximidade dos pontos.

Teatro Colón impressiona com sua beleza e visita guiada vale a pena. Foto: Phil Marion/Flickr
Teatro Colón impressiona com sua beleza e visita guiada vale a pena. Foto: Phil Marion/Flickr

Para um dia inteiro de turimo, que dá para fazer a pé se sobrar disposição, o passeio pode começar no Obelisco, um monumento comemorativo ao quarto centenário da fundação da cidade. Ele fica no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de Julho. Ali bem pertinho está o Teatro Colón. Lindo por fora, mais bonito ainda por dentro. É possível fazer visita guiada e, mesmo que não pareça financeiramente tão acessível, vale a pena. O valor é de 200 pesos (R$ 50).

Saindo de lá, pegando a Avenida de Mayo, vai passar em frente ao Café Tortoni. Super tradicional, tem show de tango. Se estiver com fome ou vontade de tomar um café, dê uma paradinha. Caso contrário, peça para entrar apenas para ver e fazer um registro. Logo ali adiante estão a Plaza de Mayo, a Catedral e a famosa Casa Rosada, que também tem visita.

Se ainda tiver tempo e ânimo, você pode ir na Calle Florida e/ou Puerto Madero ou pode encaixar em qualquer outro dia se tiver mais tempo na capital argentina. A Calle Florida é uma rua inteira de lojas e casas de câmbio, mais para quem deseja comprar algo ou trocar dinheiro. Muitas pessoas vão perceber que você é brasileiro e vão convidar para trocar dinheiro, mas cuidado com as casas de câmbio do mercado negro. Para quem não deseja comprar nada, Puerto Madero pode parecer um programa mais legal. No fim de tarde é um passeio gostoso e, na região, há uma concentração de restaurantes.

Recoleta
Cemitério da Recoleta abriga o túmulo de Evita Perón. oto: Luciana Morosini/DP
Cemitério da Recoleta abriga o túmulo de Evita Perón. oto: Luciana Morosini/DP

Em outro dia, a sugestão é fazer o circuito pelo bairro da Recoleta. Vale a pena uma visita ao cemitério, que abriga o túmulo de Evita Perón. Não é nada grandioso, mas vale pela curiosidade. Ali perto estão a Faculdade de Direito, um prédio pomposo, e a Rosa Metálica, uma escultura em metal bem grande. A Plaza Mitre e a Plaza San Martín estão por perto, caso queira parar para dar uma respirada. Se gostar de museus, siga para o Malba, que tem exposições e um café bem agradável no jardim, e para o Museu Nacional de Bellas Artes, com obras de artistas reconhecidos mundialmente.


La Boca

O Caminito, cercado de restaurantes e souvenirs, atrai com suas casas coloridas. Foto: Diego/Flickr
O Caminito, cercado de restaurantes e souvenirs, atrai com suas casas coloridas. Foto: Diego/Flickr

Para apenas um turno, ou seja, uma manhã ou uma tarde, não deixe de ir no bairro de La Boca, onde fica o estádio e também o Caminito. Neste último, dê uma volta, aprecie a arte local, compre souvenirs (inclusive, real é aceito por lá) e existem ainda várias opções de restaurantes.

San Telmo
Se estiver na cidade no fim de semana, a feira de San Telmo no domingo é uma boa pedida. Foto: lilianmirto/Flickr
Se estiver na cidade no fim de semana, a feira de San Telmo no domingo é uma boa pedida. Foto: lilianmirto/Flickr

Se estiver por Buenos Aires no fim de semana, a dica é ir na feirinha de San Telmo no domingo pela manhã. Tem antiguidades, artesanato, uma rua inteira de barracas e lojas. Por lá fica a escultura da Mafalda sentada num banquinho. Ela é bem discreta, fique atento ao aglomerado de gente tirando fotos, provavelmente é ela.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco