Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Dia dos namorados Escolha um destino no Brasil para aproveitar o fim de semana a dois Este ano, o 12 de Junho cai no domingo. Que tal comemorar o seu amor longe do Recife? Confira as dicas de roteiro e aproveite

Por: Álef Calado - Especial para o Correio - Correio Braziliense

Publicado em: 06/06/2016 09:45 Atualizado em: 07/06/2016 19:53

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

A data é estrategicamente comemorada na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. E tem um significado especial para os casais apaixonados. Além de trocar presentes, eles passam o Dia dos Namorados juntinhos. Alguns bem longe da capital.

Este ano, a data cai no fim de semana. Para quem quiser dicas de um programa especial, é só seguir o roteiro romântico preparado pelo Turismo. A serra gaúcha, onde estão Gramado e Canela, é uma das boas opções; Campos do Jordão, em São Paulo, tem também muitos atrativos para quem não desperdiça a chance de conhecer belos cenários, comer um fondue e beber um bom vinho ao lado do seu amor.

Saindo na sexta e retornando na segunda, é possível ainda seguir para Serra Negra, em São Paulo, e Monte Verde, em Minas, com todo o seu ar europeu no alto da Serra da Mantiqueira. Se tiver mais uns dias de folga, que tal conhecer as belas praias de Fernando de Noronha e Jericoacoara? Do frio ao calor extremo, o que vale mesmo é a companhia.

O tecnólogo em radiologia Daniel Tomé, 31 anos, e a universitária Thalyta Leal, 20, namoram há quase quatro e sempre viajam juntos. O casal já conhece os Estados Unidos, Salvador, Punta Del Leste e Minas Gerais, onde passaram o Dia dos Namorados no ano passado. “Nós amamos fazer coisas diferentes, comemorar essas datas de um jeito único. É importante para que o relacionamento não caia na rotina. Em 2015, nós ficamos em uma pousada em Unaí (MG). Jantamos juntos, trocamos presentes e nos divertimos bastante. O local é muito aconchegante e oferece uma variedade de coisas para fazer”, relata Thalyta.

Este ano, eles pretendem ir para Caldas Novas, a capital das águas termais. “Estou pensando em fazer um café da manhã especial e algumas brincadeiras, como caça ao tesouro. A gente vai encerrar a noite com um jantar romântico”, completa a universitária.


Programe-se


Perto da montanha

Gramado (RS)
Foto: Maria Cerny/Divulgação
Foto: Maria Cerny/Divulgação

A cidade gaúcha lidera o ranking nacional dos destinos mais reservados para hospedagens durante o fim de semana do Dia dos Namorados deste ano (10 a 12 de Junho). Quem está com viagem programada para passar a data em Gramado não deve deixar de passear pelo Lago Negro, cuja maior atração são pedalinhos em formato de cisnes. Bem no centro da cidade, a Ladeira das Flores é cenário perfeito para belas fotos, assim como a Praça das Rosas. Agora você não precisa mais esperar o inverno para ver neve em Gramado. Quem gosta de aventura, pode buscar diversão no Snowland. No mundo todo, só existem espaços semelhantes na Inglaterra, na Holanda, na Alemanha, em Dubai, na China, em Nova Zelândia e na Coreia do Sul.

Campos do Jordão (SP)
Foto: Convention Visitors Bureau/Divulgação
Foto: Convention Visitors Bureau/Divulgação

A cidade é um convite aos casais apaixonados de todas as idades que podem contemplar as belezas locais passeando por cenários como o Horto Florestal; o Amantikir Garden, com seus belos jardins no alto da Serra da Mantiqueira; Borboletário Flores que Voam, que reúne 35 espécies de borboletas; Teleférico; e Morro do Elefante. Para os que não dispensam um passeio cultural, as opções podem ser o Auditório Cláudio Santoro, Museu Felícia Leirner, Palácio Boa Vista e a Casa da Xilogravura e os passeios de bondinhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

Serra Negra (SP)
Foto: Mark Hillary/Flickr
Foto: Mark Hillary/Flickr

O município paulista aparece em quase todos os guias de roteiros românticos do país. Com 1,3 mil metros de altitude, o Alto da Serra tem bela vista de 10 cidades na região. O acesso é pela Rua 14 de julho. Não deixe de fazer o tradicional passeio de Trenzinho Maria Fumaça. São 8km de percurso, com duração de 50 minutos. A cidade tem até um Cristo Redentor, que fica no alto do Pico da Fonseca. Você pode ter acesso ao local pelo teleférico. Outra atração turística é o Lago dos Macaquinhos, com áreas para piqueniques, pesqueira, aluguel de cavalos, pedalinhos, piscinas, playground, chalés e uma ilha no centro do lago com criação de macaquinhos originários do local. Fica a 6km do centro, com acesso pela Rodovia Serra Negra Amparo.

Monte Verde (MG)
Foto: Marcos Michelin/EM/D.A. Press
Foto: Marcos Michelin/EM/D.A. Press

Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, tem ares europeus. Reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece aos visitantes a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. O cenário lembra uma paisagem dos Alpes suíços: espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira, sempre em meio a muito verde, erguem-se as casas construídas em autêntico estilo alpino.

Petrópolis (RJ)
Foto: Sebastian Gillard/Flickr
Foto: Sebastian Gillard/Flickr

A visita à Casa do Ipiranga é imperdível. Com luxuosa decoração em ouro, bronze, madeiras nobres e pinturas remanescentes de uma época de refinamento e sofisticação, foi uma das primeiras casas a ter luz elétrica em Petrópolis. A antiga estrebaria abriga restaurante, adega e o primeiro relógio de torre do município. A Catedral São Pedro de Alcântara é outro ponto que merece uma visita. A construção em estilo neogótico francês guarda os restos mortais da família imperial. Já o Museu Imperial funciona no antigo Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão de d. Pedro II, e é apontado pelo imperador em diários como um de seus locais preferidos.

Entre o Sol e o mar

Trancoso (BA)
Foto: Debora Gerlades/CB/D.A. Press
Foto: Debora Gerlades/CB/D.A. Press

Fundada no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas, é um dos destinos mais procurados por quem quer passar os dias em uma vila tranquila, charmosa e bem preservada. Está na lista dos roteiros mais badalados pelos famosos e também pelos casais apaixonados. Todo o charme do vilarejo é cercado por praias belíssimas e uma natureza exuberante com clima ameno durante o  ano. Curuípe, Itapororoca, Praia dos Coqueiros e Espelho são alguns dos balneários visados pelos turistas.

Ilha do Mel (PR)
Foto: Giovani Carneiro/Flickr
Foto: Giovani Carneiro/Flickr

Se o destino for a pequena Ilha do Mel, no Paraná, saiba de antemão que não é possível ter acesso de carro ao local. Para desfrutar das belezas naturais, é preciso caminhar por trilhas de areia e, à noite, apenas uma lanterna poderá iluminar o caminho. A Praia de Encantadas reúne a galera mais jovem, enquanto Nova Brasília tem melhor estrutura de hospedagens e restaurantes. Embora o ambiente seja rústico em ambas, a maioria das pousadas é bem equipada. Paranaguá é um dos pontos de embarque para a Ilha do Mel. São apenas dois horários de saída: às 9h30 e às 15h30. A travessia de duas horas custa R$ 13,50.

Paraty (RJ)
Foto: Paulo de Araújo/CB/D.A. Press
Foto: Paulo de Araújo/CB/D.A. Press

Fundada em 1667 em torno da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a padroeira da cidade, Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional. No século 18, destacou-se pelo porto por onde se escoavam das Minas Gerais o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Passear pelo centro histórico repleto de casarões e igrejas antigas é voltar no tempo. Na região, os turistas podem conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, onde estão a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga e, ainda, o Parque Estadual da Serra do Mar.

Fernando de Noronha (PE)
Foto: Antônio Melcop/Divulgação
Foto: Antônio Melcop/Divulgação

A ilha, de apenas 17 quilômetros quadrados, tem a menor BR do país — a 363, com seis quilômetros de extensão — o que facilita desbravar o território. Com as praias divididas em mar de dentro e mar de fora, é fácil coordenar os passeios, recheados de caminhada, surf, barco, bugue e observação de golfinhos. O acesso é por Recife, capital pernambucana, ou Natal, capital do Rio Grande do Norte. É um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Os casais apaixonados podem fazer o passeio saindo do Porto de Santo Antônio, passando pelas praias de Biboca, Cachorro e Conceição. Após navegar por 40 minutos até o Morto dos Dois Irmãos, eles podem observar o pôr do sol.

Jericoacoara (CE)
Foto: André Correa/Divulgação
Foto: André Correa/Divulgação

Fica a 300km de Fortaleza. É uma das mais belas praias do país e também um lugar atípico. A começar pelo fato de não ter iluminação pública nas ruas. Mas o que impressiona mesmo é a beleza das paisagens. Lagoas de água doce e salgada, praias intocadas, rochas esculpidas pelo vento numa área de 200km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição, são apenas alguns exemplos. Se tiver essa opção, fique pelo menos cinco dias no local, pois a viagem é cansativa. Mas o oásis em meio às dunas compensa qualquer sacrifício físico.

Mimos

» A Rede Allia Hotels promove concurso em que vai premiar um casal com uma noite romântica em um dos seus hotéis. Para participar, basta enviar uma foto de uma viagem feita para um dos destinos da rede, além de um texto que descreve esse momento, por meio de um formulário pelo endereço www.alliahotels.com.br/dia-dos-namorados. A ação ficará no ar até sexta (3).

» O Sheraton São Paulo WTC Hotel oferece um pacote especial, que inclui jantar romântico no mais novo restaurante da casa, o Espaço L’Atelier. Para mais informações, basta acessar o e-mail:reservas@sheratonsaopaulowtc.com.br ou o telefone (11) 3055-8008.

» O Restaurante Emiliano, de São Paulo, preparou uma comemoração especial para os casais apaixonados. Além de jantar à luz de velas, a noite pode incluir um hospedagem em uma das suítes, decoradas especialmente para a ocasião. Valor: R$ 880 para o casal. Informações pelo telefone (11) 3068-4390.

» O Provence Bistrô, comandado pelo chef Ari Kespers, em Monte Verde (MG), criou um cardápio especial com um menu-degustação em sete etapas, em 10 e 11 de junho. Mais informações (35) 3438-1467.

» O Empório Rosmarino, boutique gastronômica especializada em massas recheadas congeladas, em Curitiba, também prepara cardápio especial — (41) 3324.3010.

» Se a pedida é ir para Noronha e der tempo de dar uma esticadinha no Recife e em Olinda, a Pousada dos Quatro Cantos, no Sítio Histórico de Olinda, vai oferecer mimos. O casal que escolher se hospedar em um dos quartos da pousada na sexta, vai poder desfrutar da Serenata de Olinda. Já quem esticar no fim de semana vai ganhar uma garrafa de vinho de 375 ml e decoração com pétalas no quarto. Informações pelo (81) 3429-0220.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco