Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Incremento Olimpíada vai estimular turismo em Pernambuco Expectativa é que turistas que venham para os jogos, fiquem mais tempo no país para conhecer outros estados

Por: Luciana Morosini

Publicado em: 19/05/2016 15:18 Atualizado em: 19/05/2016 15:22

Destino de sol e mar é atrativo estadual e Porto de Galinhas atrai muitos turistas. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP
Destino de sol e mar é atrativo estadual e Porto de Galinhas atrai muitos turistas. Foto: Peu Ricardo/Esp. DP

A Olimpíada é o próximo foco para incrementar o turismo brasileiro. Os jogos, que acontecem em agosto, no Rio de Janeiro, são vistos como uma oportunidade de vender o país como destino turístico.  Isso porque cinco milhões de pessoas vão assistir às competições ao redor do mundo. E as perspectivas são boas não apenas para a Cidade Maravilhosa, mas também para o restante do Brasil, inclusive para Pernambuco.

De acordo com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, além dos cinco milhões de telespectadores, a expectativa é que o Brasil receba 25 mil jornalistas de todo o mundo. Desta forma, ele acredita que esta é uma porta aberta para divulgar o país como destino turístico. E não só o Rio de Janeiro, cidade-sede da Olimpíada. "O Rio é maravilhoso e todos sabem disso, mas também queremos mostrar que existem belezas no Nordeste e na Amazônia", afirmou.

A presidente Dilma, ainda em 2015, sancionou um projeto de lei que isenta de forma unilateral o visto de países com tradição olímpica, que já realizaram jogos e que não oferecem riscos migratórios e ameaça à segurança nacional. Na lista estão Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A dispensa é válida por 90 dias e vale para estrangeiros que entrarem no Brasil até 18 de setembro.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, a medida pode resultar em um aumento em 20% no número de turistas de janeiro a setembro deste ano. "Lutei para aprovar a isenção de visto por três meses. O importante é que o turista venha para os jogos, mas passe mais tempo no país o conhecendo antes e depois das competições", ressaltou o ministro.


Felipe Carreras acredita que o Brasil precisa aproveitar a Olimpíada para gerar incremento no turismo. Foto: Brenda Alcantara/Esp DP
Felipe Carreras acredita que o Brasil precisa aproveitar a Olimpíada para gerar incremento no turismo. Foto: Brenda Alcantara/Esp DP

Nordeste
O Nordeste - e consequentemente Pernambuco - deve se beneficiar com esse fluxo de turistas no Brasil. O fator determinante é o que a região tem para oferecer e o que os turistas estrangeiros buscam. "Na Copa do Mundo de Futebol, o índice de satisfação foi muito bem avaliado principalmente por conta do receptivo e da gastronomia. E nós sabemos receber bem e temos uma gastronomia boa na região", afirmou Nelson Pelegrino, presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste) e secretário de Turismo da Bahia.

Outra questão positiva é a visibilidade que a Olimpíada vai proporcionar ao Brasil. "Temos que estar preparados para mostrar o que temos nossos lugares têm para oferecer e procurar fechar pacotes para quem for ao Rio de Janeiro vir ao Nordeste também", completou Pelegrino.

Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, o Brasil precisa aproveitar a Olimpíada para gerar incremento no turismo. E o trade local já está se movimentando para divulgar o estado como destino turístico. "Durante o Destination Brazil Travel Mart, conseguimos apresentar o estado para operadores de todo o Brasil e de mais 20 países. Além disso, promovemos roads shows na Argentina e no Uruguai. Devemos iniciar uma campanha na Europa. Vamos receber um navio português voltado para eventos antes dos jogos. Sem contar com as várias feiras nacionais e internacionais que temos participado desde o ano passado prevendo esta demanda", concluiu.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco